sexta-feira, 8 de julho de 2016

Metas e Perspectivas (2º Semestre 2016)

Neste post vou contar um pouco sobre como anda minha vida e quais são as perspectivas e metas para o segundo semestre, que já começou. Bora!

Eu fiz uma breve apresentação sobre mim no post  "Nada faz sentido. Ainda mais sem dinheiro" que marcou a minha entrada na blogosfera de finanças, mas vou repetir algumas informações e trazer algumas novas que talvez tenham passado batido.

Sou um jovem lixo de 25-29 anos que mora em uma cidade de interior. Trabalho há alguns anos em uma empresa pública fedorenta e ganho entre 2,4 a 2,6k. Sou formado em Uniesquina na área de humanas. Não tenho talentos, sou medroso, ansioso e meio burro pra várias coisas. Pratico musculação há alguns anos, mas não consegui muito êxito.

No final do ano passado decidi que não iria estabelecer muitas metas e que não colocaria coisas absurdas para serem cumpridas. O motivo disso é que venho sofrendo bastante no trabalho e realizando tratamentos para depressão há alguns anos. Com isso sinto que se meu foco não estiver em tentar conseguir outro emprego, é porque estou "desperdiçando tempo". Com isso minhas metas foram:

  1. Estudos/concurso: manter rotina de estudos e prestar dois concursos que teria grande chance de aprovação;
  2. Corpo/saúde: definir o corpo e, principalmente, o abdômen. Conseguir trapézio de destaque;
  3. Profissional: tentar tocar algum projeto paralelo ou me qualificar na minha área;
  4. Finanças: aumentar o patrimônio até 25 mil.

Ridículo né?! Será que eu consegui cumprir esses feitos dificílimos ridículos? 

 
 Alguns sim, outros não. Vejamos:

  1. Estudos/concurso: Havia dois concursos engatilhados quando eu planejei as metas em dezembro/2015. Ambos com prazos maravilhosos para estudar e com matérias relativamente tranquilas. Comecei todo errado estudando dia sim, dia não, dia sim, três dias não e fui caindo na preguiça, na desculpa, na tristeza... Resultado: nem fiz as provas e não estudei praticamente nada durante todo o 1º semestre;
  2. Corpo/saúde: fiz uma dieta bem bacana. Usei paleo durante um tempo e depois lowcarb. Sequei bastante o abdômen e os gomos que eu tenho começaram a aparecer. No entanto, abandonei a meta. Por que? Porque sequei tanto que estava começando a ficar magrelo de mais. Como eu não consegui desenvolver tanto na academia como eu queria, ainda não tenho músculos o suficiente para uma definição com boa massa magra. Foi uma experiência bacana, e às vezes temos que revisar ou abandonar uma meta. Nesse caso não considero como desculpa ou fracasso e sim uma revisão do que é o ideal para o momento. O ruim é que caí no quesito alimentação e tenho me alimentado de forma horrível e faltando à academia devido preguiça, cansaço, tristeza. O trapézio cresceu um pouco e começou a sair da jaula o monstro aparecer, mas descuidei com atrasos e faltas também.
  3. Profissional: eu montei dois trabalhos freelancer e um, inclusive, era pra concorrer a uma bolsa de estudos bacana. Fracassei nos dois. Não procurei por fora nenhum curso e não estou com cabeça para isso agora. Minha graduação é relativamente recente e apesar de estar perdendo tempo, preciso de algo que me tire do atual emprego mais rápido e de forma mais segura. Investir em estudos na minha área e no profissional vai ter que ficar pra depois um pouco.
  4. Finanças: atingi os 20 mil no mês passado e é bem provável que este mês termine com 22 mil. Até o final do ano essa meta estará concluída e até superada. As finanças estão ok, economizando forte e vivendo frugalmente. Cortei gastos com telefone, TV, e alguns outros, gerando uma economia mensal de mais de 100 reais.
Feitos não programados: uma das coisas que realizei e que não estava programado para este ano, mas envolve um projeto pessoal e, de certa forma, profissional é o blog. Já falei aqui uma vez que desde garoto tenho vontade de fazer algo do tipo e que está relativamente relacionado a minha área de formação (que bosta! Eu sei).

Tive alguns fracassos pessoais bem fodas. Não estavam nas metas, mas me deixaram pra baixo pra caramba. Não vou poder relatar por enquanto devido a privacidade.

E para o 2º semestre?
 
Será que vou conseguir escapar das bofetadas da vida e vencer?
 
Para o segundo semestre pretendo acabar de vez com a procrastinação com os estudos/concursos. Já comecei inclusive esta semana a estudar mais assiduamente. No quesito profissional estou começando a ficar mais aberto a outras possibilidades que não sejam ser um parasita como a blogosfera fala. Mas não para sempre, apenas como fuga do atual emprego. É muito difícil devido minha área ser um lixo, região interiorana e ZERO qualificação extra, mas estou me inscrevendo em programas de trainee, fazendo networking e se tiver tempo, tentar ganhar um por fora.
 
Com relação ao corpo/saúde não poderei dar total atenção na academia devido os estudos e as preocupações em conseguir outro emprego. Minha mente não está em ordem e meu corpo sente isso. Mas vou evitar ao máximo deixar de ir na academia e tentar fazer os treinos direito. É engraçado como nosso corpo se acostuma as coisas, ainda mais atividades físicas. Quando falto sinto que meu corpo produz menos serotonina (hormônio do bem-estar) e produz mais cortisol (causa estresse). Se falto uma semana direto é pior porque o corpo começa, ao invés de sentir falta, a ficar preguiçoso e lento e querer faltar mais ainda.
Pretendo melhorar a alimentação. Como vou tentar ganhar mais massa não vou aderir a paleo, pois é muito mais difícil bater os macros e sai muito mais caro. Mas vou tentar manter carboidratos bons na maior parte das refeições.
 
No quesito finanças estou tranquilo. Preciso sempre estudar mais porque sou burrão e inexperiente, mas estou fazendo isso já desde que comecei a aportar com seriedade.
 
Muita gente coloca mulher/social em metas. Particularmente não curto. Para fins de desenvolvimento pessoal, desenvolver habilidades sociais e etc. é até bacana, mas acredito que isso tem que vir quando o cara estiver com a mente e os projetos em ordem. No entanto, apesar de estar de boa, aconteceu um fato interessante em relação a esse quesito e vou contar no post de atualização patrimonial. 
  
------------------------------------------------------------------------------------------------------


E você, fez o que até agora? O que pretende fazer até o final do ano? Conta aí nos comentários.

Aviso: quero fazer um post com recomendações de blogs e sites diversos. Caso saiba de algum legal me indica aí nos coments, por e-mail (lado direito da página) ou no Facelixo.

Abraço do lixo!

Próximo post domingo (10/07, sempre que possível às 20h), anota aí! ;) 


Posts: todo dia 1º - Atualização Financeira; 2º domingo do mês; último domingo do mês - Jornal Mundo Lixo; Posts especiais quando der na telha.
Curta a página do Lixo e siga o Lixo, não vai acrescentar nada na sua vida nem na minha, mas vai lá, ou não...

Comente com Facebook ou pelo Blogger:

16 comentários:

  1. A minha maior dificuldade para estudar é controlar minha libido animalesca. Se eu bato punheta, fico depressivo, se não bato, não consigo me concentrar. É um dilema essa vida... Boa sorte para nós.

    Super-Beta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To na mesma que vc super beta, se eu não bato ponheta meu peru explode na cueca, se eu bato eu entro em depressão profunda, ta foda a vida

      Excluir
    2. Putz, desse jeito. Nem falei nada porque achei que ia ficar chato falar disso de novo. Estou tentando controlar isso, mas até agora não obtive êxito.

      Excluir
  2. Olá lixo, parabéns pelas metas cumpridas, também tenho sua faixa de idade e to na luta pela IF. Vamos juntos!

    ResponderExcluir
  3. E aê Lixo, blz?

    Acompanho seu blog e parece que rodou um filme aqui, minhas metas também se descontrolaram e andei pra trás esse semestre...

    Mas já identifiquei alguns pontos de controle e falarei deles num post....

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa amigo, vou acompanhar lá. Abraço!

      Excluir
  4. Pessoal, vi que muita gente toma remédios para estudar para concursos, como por exemplo, estimulantes e remédios para não sentir sono ou cansaço. O que vocês acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tomo vitamínicos, vou fazer um post depois falando os detalhes. Medicamentos nunca tomei porque não consegui receita, mas queria tomar ritalina. É controverso de mais, tem gente que fala que dá taquicardia e dor de cabeça e a longo prazo tem pouco estudo, mas os efeitos de melhoria são surpreendes. Vi um cara que disse ter ficado quase 18 horas produzindo direto sem cansar.

      Excluir
    2. É, eu também tomo apenas vitaminas. Mas, queria saber mais a respeito do tema, porque muita gente que passou me disse que tomou remédios, sem entrar em detalhes, infelizmente.

      Abraço!

      Excluir
    3. Ser lixo, remédios tarja preta pode ser comprados pela internet, é só saber o lugar honesto, faço isso a tempos já, no meu caso é rivotril, não quero mais pagar um psiquiatra e correr o risco de ele não me passar a receita.

      Excluir
    4. Anon 17:28 se puder me dar mais informações me manda uma mensagem no contato ali do lado ou no facebook.

      Excluir
  5. Minhas metas para o fim do ano
    RF - 40000 reais
    4000 ações cemig (não sei se irei conseguir atingir, no momento tenho 3000
    Tenho ações do banco do brasil mas pretendo sair fora assim que o mercado der uma melhorada.
    Minha meta final é conseguir 100000 reais em RF, qdo conseguir, deixo em um fundo de adm rendendo 1% ao mes e recomeço a balancear a carteira com ações e ntnb 2035 visando a aposentadoria.
    Anom 31 anos funcionario publico do judiciario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana anon, está com um patrimônio top. Judiciário é top também.

      Excluir
  6. Anon da Pica Torta12 de julho de 2016 09:23

    Caramba, SerLixo, tu já tá bem encaminhado, porra. 2,4k na faixa de 25 anos. Tudo bem, você na faixa dos trinta não deve ganhar isso, mas nessa faixa dá para ter muita tranquilidade principalmente se for solteiro. Uma duvida? Tu es de que Regiao? Capital ou cidadezinha? Não precisa especificar, alias recomendo nao especificar exatamente.
    Eu to te dizendo isso, porque eu tive a mesma ideia sua e resolvi botar no papel as metas e metas intermediarias de desenvolvimento, e pra mim, eu vi que mesmo com menos de 1000 reais dá pra compor uns skills interessantes que me promovem niveis de socialização. É claro que eu tô na faixa de abaixo dos 25 anos, então, a pressão social (ter carro, ter mulher, ter corpo e cara de homem) em mim é menor. Mas é uma mudança radical nas ideias anteriores que eu tinha antes, de metas que eu achava que tinha porque tinha que conquistar, uma delas: 100k em um ano. Isso é improvavel de se conseguir se você não tem o apoio certo, o suporte, se é que você está entendendo. E também eu estou focando as forças nos estudos, devido ao status. Status e dinheiro são coisas diferentes, e o primeiro acaba ajudando o segundo.
    Eu nunca gostei desse negocio de concurso porque até a pessoa fazer a prova e ser chamado tem um meio tempo de espera, mas se as fichas apostadas são todas nisso, vale a pena, se for concurso nivel superior. Eu não vou nem perguntar que concurso era, pq não vem ao caso, mas na questão de musculação, acredito que você já tenha skills e não sabe. A menos que todo mundo no seu bairro seja playboy de academia, alto, de boa familia, vc deve ter percebido de que está melhor do que muitos e muitos dos seus pares. Essa questão do volume corporal é o mais importante, eu não digo nem musculoso, mas ter um certo volume é importante, e para isso tem que ter a alimentação foda e regrada. Obviamente esse é um grande obstaculo para quem é pobre/beta, e você poderia fazer um post depois sobre este assunto, especialmente a dieta paleo + hipercalorica, com suas experiencias. Bem, tenho que voltar a estudar agora, então depois se vier o caso eu conto como um jpbf solteiro pode se desenvolver legal com menos de 1k, (se bem que pra maioria aqui não faz a menor diferença né? mas se tiver o contexto nalgum comentário eu vejo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí anon. Eu sou de uma cidade interiorana, abaixo de 200 mil/hab.
      O problema é que já estou chegando nos 30. Vai demorar um pouco ainda, mas é inevitável não se sentir pressionado. Eu evito comparações, mas quando comparo, não as faço por baixo.

      Na questão da musculação, realmente estou com shape melhor do que todos meus antigos colegas de balada, mas ainda sou mais feio que quase todos eles, e mais pobre também. Depois que comecei a malhar não saí tanto quanto antes, então pude notar a diferença, mas não cheguei a aproveitar a fase. Vou sim fazer um post com mais detalhes sobre musculação e alimentação, só vou esperar eu voltar a levar a coisa a sério.

      Também sobre a vida social, eu a abandonei por ora. Amadureci muito e não tenho muita necessidade de socialização como antes, e como "aproveitei em excesso" quando mais jovem, tenho que me privar agora para poder melhorar a vida.

      Aproveite com sabedoria sua juventude e dinheiro, não evite a parte da socialização, mas não abuse. Teremos alguns posts futuros mais aprofundados nessa questão e suas experiências e dicas serão bem vindas.

      Grande abraço.

      Excluir