Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 5 de agosto de 2017

Atualização Patrimonial e Considerações sobre o Mês - Julho/17

Mês bastante triste pessoalmente. O alívio foi no resultado financeiro. Vamos lá!




Finanças:

Entre agosto e setembro vou precisar rever minha carteira. Acontece que eu estava com plano de guardar 10 mil para mudanças que podem acontecer na minha vida a qualquer momento (e que infelizmente não posso divulgar), só que esse valor praticamente dobrou e óbvio que estou dando mole com esse montante na poupança.

No mais, nenhuma novidade, a não ser o resultado que foi muito bom!

Distribuição Aproximada

Renda Fixa: 29,75%
Variável (Ações): 31,49%
Dinheiro: 38,75%

Rendimento

Renda Fixa: 1,52%
Variável (Ações)6,74%
Dinheiro0,51%

Resultado geral: alta.






Blogosfera:

Recomendo que visitem o blog do meu amigo Anon dos Três Tiros. Ele sempre traz histórias impagáveis aqui nos comentários do blog, mas como vocês vermes quase não comentam, fica muito melhor que ela tenha o devido prestígio em um blog próprio.


Estudos/profissional:

Estudos: minha mente burra me sabotou. Julho eu perdi o foco e procrastinei bastante com pensamentos retardados e ajustes de estudo que deveriam ter sido feitos antes e em menos tempo. Por um lado eu fico triste e mesmo o governo estando fodido e geral falando que os concursos acabaram, tem muito edital na praça e previsto, só que não estou preparado e nem conseguindo me preparar adequadamente. Mas por outro eu já sei que preciso manter o foco em determinada área e estudar até passar. Só que às vezes a ansiedade toma conta.

Profissional: no emprego a vontade de sempre de ser um homem bomba, embora eu esteja tentando treinar minha mente para não odiar tanto o dia (sem sucesso por enquanto). Sabe o que é mais foda? Eu fiz todas escolhas erradas: comecei a trabalhar antes de estudar, escolhi uma área de formação ridícula que dificilmente vou exercer por ser mal remunerada, chata, etc., além de ter que me qualificar mais e mais pra ganhar mixaria morando em cidade grande. E ainda por cima procrastinei (e ainda o faço) muito e é isso que me deixa ansioso. Eu não sei o que vai ser do meu futuro com concursos "acabando", ficando mais difíceis, mercado de trabalho exigindo cada vez mais qualificação, eu sem talento, sem vontade e sem gosto por nada.


Esse gif resume minhas habilidades para o empreendedorismo e mercado de trabalho.


Corpo e saúde:

Minha vibe (também acho gay falar isso, mas foda-se) estava tão baixa esse mês que até cabulei a musculação alguns dias. No post passado eu falei que iria procurar o psiquiatra novamente, pois mesmo que eu saiba que o mundo é uma merda, nunca escondi que sou um depressivo imundo. Fui lá e peguei umas dorgas novas. No começo estava funcionando uma beleza. Já tomei vários antidepressivos, e sempre achei ruim os efeitos colaterais como sono, cansaço e estado de letargia. Esse (que não vou citar) me deu mais ânimo e alegria, mas depois de 10 dias mais ou menos parou de fazer efeito.

Voltei imediatamente no psiquimerda e ele sugeriu aguardar ou aumentar a dose. Resolvi aumentar e pra minha surpresa também não fez efeito. Contrariando o médico, a bula e toda essa porra, taquei o foda-se e guardei na gaveta, parando de tomar lá pro final do mês. E foi uma merda. Nunca tinha sentido uma dor de cabeça como senti, junto com náuseas, fadiga e uma vontade de morrer insana. A abstinência e a interrupção abrupta dessa medicação realmente não é aconselhável. Voltei a tomar e fui diminuindo as doses até esta semana início de agosto e agora estou bem, mas fiquei foi com mais medo ainda dessas drogas do caralho.

Acabei fazendo umas pesquisas muito interessantes e tem vários estudos condenando o uso de antidepressivos, comparando-os com simples placebos, mostrando que o uso em longo prazo fode com o cérebro e etc. Aliás, senti algumas falhas de memória do tipo: ficar um tempão procurando onde deixou algo, ficar vendo várias vezes se não esqueceu alguma coisa e esquecer palavras no meio de uma conversa. Por via das dúvidas é melhor seguir uma boa dieta, fazer exercícios e mexer com cápsulas só em relação a suplementação e nootrópicos. Antidepressivos nunca mais (eu espero!).


Vida social:

Vou aproveitar este tópico pra concluir o que estou pensando ultimamente: a felicidade plena não existe, mas talvez pra aumentar os momentos felizes tenhamos que ter vidas mais simples. Bem gay e clichê, mas tirando os fatores externos que nos prejudicam, essa busca por sucesso e a preocupação constante com dinheiro é extremamente desgastante.

Eu não vou mentir. Estou com um pensamento mais conformista e de derrotado, pura e simplesmente por que sou um fracasso, e também um preguiçoso e etc. Mas sinceramente, ainda que eu siga os mantras dos empreendedores do Vale do Silício e me torne um empresário foderoso, eu já tomei a red pill. Não tem mais volta pra mim. Eu nunca vou ver o mundo com bons olhos ou com os mesmos olhos das pessoas. Eu não me vejo fazendo viagens fodas, transando com várias mulheres ou tendo um casamento de comercial de margarina, com ótimo emprego/negócio, carro do ano e tudo isso.


"Nossa, você sim tem motivos pra se matar seu lixo!" Hannah Baker


Ainda que eu odeie minha vida, eu tenho hobbys e prazeres muito bons. Com exceção da academia (e talvez esse seja um dos únicos motivos pra ter um pouco mais de grana, pois se pudesse teria uma em casa só pra mim) a maioria dos meus hobbys são caseiros e simples. Houve momentos da minha vida em que fui ou tentei ser baladeiro e social, mas eu mais parecia um jovem babaca carente de atenção, querendo aprovação das pessoas e de mulheres.

Porra! O texto está gigante e talvez você não esteja entendo nada, mas pra finalizar eu estou tentando trabalhar minha mente para aceitar uma vida mais simples. É isso! Assim que eu começar a descobrir eu solto um post mais elaborado (até parece kkk).


NoFap:

Com tanto devaneio a punheta comeu solta. E aqui está um belo exemplo do que tentei explicar. Quer coisa mais sem sentido e sem importância que masturbação? E o sexo não fica atrás, pois mesmo eu sendo um lixo, já tive uma namoradinha e por vezes quando transávamos e eu gozava, só queria ir embora ou socar a cara dela. Enfim, reboot em 03/08.

-----------------------

O que este blog está se tornando hein?! Daqui a pouco terei que trocar o nome para "Devaneios de Um Ser Lixo."

Abraço do Lixo!

Próximo post amanhã, depois de amanhã, semana que vem, sei lá!!!
 Anota aí! ;) 

Posts fixos: Atualização Financeira e Considerações sobre o mês - até o dia 05 de cada mês
Posts especiais: Quando der na telha (de preferência aos sábados ou domingos);

Fala que eu te leio: umserlixo@gmail.com; inbox via face; formulário de contato ao lado; comente ou pombo correio para o lixão mais próximo. 

Curta a página do Lixosiga o Lixo, inscreva-se no meu canal lixo. Não vai acrescentar nada na sua vida nem na minha, mas vai lá, ou não...

e com o Facebook:

34 comentários:

  1. Já pensou que talvez a depressão seja uma das consequências do vício em pornografia? Esse último mês também tive várias quedas e quanto mais recaídas, menos vontade de viver eu tenho.

    ResponderExcluir
  2. Cara essa de se especializar no trabalho é a mais pura furada, no final de tudo o que vale é o networking. Passei esse último ano penando para conseguir entrevistas e mesmo assim quando conseguia uma, era só para preencha cadeira e não passar. Foi só eu diminuir minhas qualificações no currículo para começar a ser chamado. Quem contrata não quer concorrentes, pois o nível brasil é muito baixo, se teu nível for muito alto, mais portas se fecharão do que abrirão. Infelizmente você tem que se igualar a merda para conseguir um emprego igualmente merda.

    Também sou depressivo, mas nunca usei drogas ou fui a psicomerda (tenho vários(as) conhecidos), pois sei que não vai mudar minha situação de bosta, meu humor depende de fatores externos e não internos, mudar minha cabeça não vai mudar minha situação bosta.

    Balada é o puteiro da mulher, onde o homem é a puta. - Kogos, Paulo

    É o pior ambiente para um homem (exceto o dono), onde você é tratado como merda, onde só sua silhueta importa. Pois ninguém consegue trocar uma ideia ou ver a outra pessoa direito com aquelas luzes estroboscópicas e ambiente hostil.

    Continua com os devaneios, pelo menos é engraçado e sinto que não sou o único a pensar que o mundo é um lixo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que já ouvi isso mesmo de quando a pessoa tem um currículo bom eles não chamam. Se tem currículo ruim ou mediano eles também não chamam. Realmente o que vale são os "Quem Indica".

      No mais, valeu pelo apoio e comentário de sempre!

      Excluir
  3. Sem desmerecer seu sofrimento (eu até entendo), eu acho que nasci num poço mais profundo e lameado que o seu.
    A minha vida é um grande lixo, eu não sei como eu estou vivo ainda, e dizem que eu gosto de vitimismo, de chorar! Eu não gosto, mas não há nada o que fazer. Sou muito pobre, podre de feio, introvertido, pessimista, ignorante, sonso, tímido e ainda por cima homossexual enrustido. Tenho um irmão que tem um tipo de transtorno mental que controla a vida e a rotina de tudo e todos em casa e uma mãe que nos cria sozinho que passa por muita coisa mas não me dá um incentivo, além de ser bem proibitiva e invertar coisas para brigar comigo. Isso de conversa de mãe e filho não existe para ela. Eu ñ posso trabalhar pois minha mãe não iria deixar e também porque esse meu irmao tem que ficar com alguem quando ela sai para resolver algum problema (ela so sai quando eu chego da escola).
    Eu não tenho quarto, durmo na rede e na minha casa não há silêncio por que meu irmão faz barulho, liga televisão, rádio, tudo ao mesmo tempo, e se alguem reclamar ele começa a ter crises. Eu não tenho amigos. Minha cidade (interior do NE) ñ tem água e a gente toma banho de balde e caneco. E aí eu sou peludo demais e suo muito (principalmente costa e pernas). Eu tento me depilar mas é complicado demais. Minhas roupas a maioria já é surrada, cuecas frouxas. Tenho caspa e espinha. Minha pele é morena e por isso as espinhas deixam aquela marca escura e descasca as vezes. Eu não saio de casa só para escola e as vezes igreja.
    Eu tiro nota boa e talz na escola mas ninguém valoriza isso, ao contrário, só me faz ser isolado e estranho. Alguns colegas falam comigo, mas só sobre notas, atividade, pedir cola de prova. Eles me excluem de outras conversas.
    Enfim, não vejo futuro na minha vida. Sou muito fraco fisicamente, nem consigo pegar dois baldes de água. Além disso eu sou um pouco baixo.
    Quem é hetero e forte pelo menos tem o exercito , mas eu não suportaria pois sou fraco, baixo, homossexual e não quero mais ordem proibitiva e humilhação para mim. Ou então quem é pobre mas é (hétero) bonito e fala inglês pode tentar se casar com uma cidadã estrangeira e obter cidadania de país desenvolvido.
    Vencer na vida é utópico para mim, dizem que eu só penso nos problemas mas minha vida só tem problemas mesmo.
    Faz mais de 7 anos (vou fazer 16 anos no final de 2017) que eu não viajo nem para fora da minha cidade.
    Ajuda a parente não tem como. Eles moram longe e também não tem nada a fazer.
    Enfim, não me mato, pois como sou desprovido de sorte, sei que vou ficar acamado.Eu uso internet por um celular digital velho e usado.
    Você tem jeito ainda, eu já nasci fracassado. Eu vivo por viver, nem tenho esperança de melhoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara como você descarta a opção do exército, te aconselharia virar rato de igreja. Se sua família te fode, pelo menos o pessoal da igreja não irá.

      Você pode até procurar grupos de esquerda, eles irão te aceitar prontamente, mas o custo mental será muito alto e a aceitação apenas provisória. Já que você é um acordado e não aceitará as merdas impostas por seus líderes.

      Procure uma "tribo" seu sofrimento pelo menos diminuirá um pouco.

      Excluir
    2. Li o seu comentário e não pude ficar em silêncio. Sim, você realmente é um fracassado, você, além disso, literalmente, já perdeu tudo, está no abismo (Nietzsche diria que somente quando perdemos tudo é que temos a visão para buscar o futuro/aquilo que queremos). As opções que vejo para você é o trabalho no setor público, pois, no setor privado, você será humilhado diariamente e ganhará no máximo R$ 2.000,00, pois então, a única vantagem que vejo em você é a sua idade (16 anos), suas alternativas são: vestibular medicina ( o que demoraria muito tempo e seria bem massante) ou exército EsSA (prova é fácil e o salário é de três mil reais inicias), mas, disse que não tem forças. Sinceramente, eu não vejo outra opção além do exército, tenho um amigo parecido com você (mas não é homossexual) o cara passou na EsSa e sumiu do mapa, ninguém mais sabe onde ele está. Faça o mesmo, abandone esse sofrimento. Agora, caso não faça nada, pode ter certeza que o seu destino será a pobreza e o sofrimento e irá se arrepender até o final da sua vida miserável o porquê não estudou e seguiu o conselho do sujeito que vos escreve. Força anon.

      RobertoRS

      Excluir
    3. Pobre Sofredor, eu não encontraria conforto nem em esquerda nem em igreja. Eu acho que se Deus existe ele não gosta nem um pouco de mim, pois se gostasse não colocaria tanto sofrimento na minha vida. Cara, eu já falei virtualmente com uns missionários mórmons. Mas eles se cansaram de mim pois eu não podia ir a capela deles (na minha cidade não tem). Só quando eu fizesse 18 anos eu poderia sair de casa e ir na igreja deles. Isso vai demorar muito. Mas eles tem umas coisas legais, programa de missionários, sistema interno de busca de empregos, uma faculdade nos EUA quase de graça para membros. Mas só que eu sou homossexual e eles são contra esse tipo de coisa (eu também odeio, não dar para tentar ser de outro jeito) e também rapidamente eles desconfiariam que eu estava na Igreja não pela fé, mas aproveitando as oportunidades.
      Eu sou acordado mesmo, por isso não compactuo com as ideias de esquerda.
      RobertoRS, cara, exército seria ruim para mim, você sabe como é o tratamento para alguém fraco ou homossexual (os dois juntos). Não tenho vocação por ser médico. Não aguento ver pessoas com muito sangue ou ferimentos muito graves. Cara, como eu vou estudar para ser médico com essas condições de estudo que tenho.

      Roberto,cara, vê bem e acha se eu tenho muita escolha? A coisa que mais dói é minha vida ser uma merda dessa e ainda vir alguém dizendo que eu estou me reclamando, me maldizendo. Tenho vontade de me jogar na frente dos caminhões .

      Fora do exército e da igreja o que vocês achariam que daria para mim? Concurso só se for aqueles de prefeitura mais "fáceis" de auxilar de serviços gerais, vigilante noturno. Eu não tenho como estudar para provas de nível mais dificil.

      Acho que a morte é mesmo o caminho certo para uma pessoa como eu. Eu tenho vergonha de ter essa vida. Tenho ódio de minha vida ser repleta de dificuldades.

      Excluir
    4. Porra, anon. Fiquei triste agora. Realmente você está vivendo um inferno na Terra. Eu sempre digo que não vale a pena viver quando não se tem motivos, e digo que geralmente o motivo maior é a mãe da gente. Mas no seu caso parece que vc não tem uma relação muito boa com ela né?! =/

      Ainda assim, não recomendo ninguém a se matar por ter a vida lixo. Até porque pra nós que não temos certeza se Deus existe ou se ele é bom, é meio arriscado sair de uma merda pra cair em outra. E também é uma decisão muito pessoal e que tem que ser muito bem avaliada. Toco nesse ponto só pra deixar claro que não vejo isso como uma opção pra você.

      Aqui você sabe que eu não tenho conselhos bons, não prego que todos podem e conseguem e nem acredito no desenvolvimento pessoal pleno. Mas uma coisa eu posso te dizer que você tem e pode usar a seu favor: o tempo. Aposto que você já leu e vive ouvindo isso, mas de todas as bobagens que falam nesta vida matrixiana, essa talvez seja uma das únicas verdadeiras de fato.

      Quando eu lia os comentários dos blogs amigos, os fóruns e comunidades, sempre via a galera falando "pow, se eu soubesse dessas coisas antes". E eu sentia a mesma coisa. Só fui tomar a Red Pill depois de muito tempo. Passei muita merda durante o colégio, levei muitos foras, fui rejeitado, passava perrengues em casa com cobradores batendo na porta, fui despejado, cheguei a passar alguns dias sem nada pra comer e aguentei uma caralhada de humilhações e merdas, que nem toco muito no assunto aqui no blog porque estão no passado.
      Mas hoje eu estou bem, certo?! Depende do que chama de bem. Porque primeiro que o problema dos outros não torna os meus problemas menos problemáticos. E de fato se formos utilizar esses comparativos do IBGE e etc. qualquer pessoa que ganhe na faixa de 2500 já está acima de 80% da população bostileira. Eu não considero vitória, mas reconheço que ter um emprego, ser formado em uniesquina e ter 50 mil na casa dos 30 anos é melhor que nada e estou por cima de vários outros fracassados da minha idade. Ainda que eu não tenha carro, casa ou TV LCD (sim, a minha ainda é de tubo).
      O que eu quero dizer é que sua vida sempre vai parecer ser pior que a dos outros, e não ligue pra o que dizem, de fato ela é, pois É A SUA VIDA! Você quem está vivendo toda essa merda, e você não é obrigado a sentir compaixão ou ficar feliz só por que outros estão na mesma merda ou pior. Mas se tem uma coisa que todos têm quase igualmente é tempo. E eu disse quase, porque óbvio que uns conseguem usar muito melhor seu tempo, e o dinheiro compra mais tempo SIM. A porra do Magic Jonson está há 25 anos com aids vivendo melhor que todos nós juntos.

      Eu odeio quando dizem “na sua idade”, mas sou obrigado a dizer pra você: na sua idade eu vegetei, vagabundei e me ferrei. Talvez eu ainda estivesse com a mesma vida que tenho hoje, mas talvez não. Eu nunca saberei, porque ao invés de aproveitar o tempo que tinha aos 16 pra aprender inglês, por exemplo, eu ficava pensando em como conquistar a mina da sala ao lado que mais tarde iria engravidar de um cafa e me fazer chorar no banho como uma bicha enrustida (viu como nosso fracasso é quase semelhante?! Kkkk).

      Cara, eu escrevi muito e ao mesmo tempo nada. Mas eu disse pra outro anon uma vez: aqui, nos blogs parceiros, comunidades, fóruns e afins, é o refúgio dos betas e ômegas. Dos mais aos menos fodidos. Também já disse que uma das piores merdas na vida é ter uma família bagunçada, e dessa eu até que escapei quase ileso, então só posso imaginar como deve muito mais difícil pra você. Só que vou reforçar, use o tempo e não deixe que ele te use. Esqueça as pessoas e a aprovação delas. Não se deixe contaminar por esquerdistas, mas não seja orgulhoso. Se precisar de ajuda, pegue-a. Bolsa Família? Cota? Pronalixo? Pegue tudo e foda-se! Eu fico sempre mais feliz de saber que meu dinheiro de impostos vai pra um beta, e por essas e outras que também apoio os betas concurseiros. Leia muito, tente aprender coisas novas e interessantes todos os dias. Desde coisas profissionais até como fazer um bolo de fubá.

      Excluir
    5. O principal eu não vou saber te ajudar, que é a falta de dinheiro. Eu fui rejeitado até em bicos quando tinha sua idade e até depois disso. Na verdade ainda continuo sendo rejeitado, só que online agora. Mas se ganhar 10 reais (sei lá como) e pensar em gastar, não gaste, exceto se for urgente. Compre coisas baratas sempre. Ninguém te ama de cabelo cortado e ninguém vai te amar menos de cabelo grande, foda-se o barbeiro! O único bico que eu consegui em toda minha juventude procurando foi de entregar folhetos bem no centro da cidade. Era vergonhoso ao extremo. Mas não me arrependo. Bons 10 reais. Se as coisas estiverem apertando ao máximo, é bem provável que você consiga alguma merda desse tipo. Peça pra trabalhar, pra fazer bicos, pra ser ensinado. É humilhante, revoltante, nojento...? Claro, mas depois de velho é pior ainda. Depois que você conseguir um emprego fixo que odeia, mas que paga as contas vai ser muito mais difícil sair vendendo balas no sinal (se sua família fala merdas hoje, imagina no futuro quando quiser tomar decisões arriscadas pra “sair da merda”).

      No mais, espero que sirva de alguma coisa essa “parede” e que o post de atualização também tenha ajudado. Pra nós o negócio é buscar uma vida simples, mas que seja confortável e esquecer pessoas, sociedade, e até mesmo a família chimpa, se for o caso.

      Ps.: a longo prazo, o que sempre indico pros betas fracassados e burros é concurso, medicina ou vazar do país (sendo que ilegal é mais fácil, mas não recomendo). Como alternativa final seria empreender, desde vender balas e salgados na rua, até poder ter algum tipo de negócio. Só que muitos que passam por aqui estão já meio velhos pra testar essas coisas, e é aí que você está "melhor" pq ainda pode testar quase tudo isso e fracassar em tudo, ou fracassar menos em um deles e acabar se saindo legalzinho.

      Abraço, seu lixo!

      Excluir
    6. Lixo postou ótimas dicas, estava inspirado. O principal passo já foi feito, ou seja, sair da matrix, você reconhece que está no fundo do poço, agora dizer que só tem capacidade para concursos de prefeitura é impossível anon, por mais que sejamos a espécie brazilis bonobo ou mulher sapiens, temos a porra de um cérebro, com 16 anos, estudando 2 miseras horas ao dia, você consegue, até os 18, passar em concursos burocráticos, como oficial escrevente do judiciário, agente administrativo de empresas pública, trabalha pouco e ganha 3 - 4k, já sobre o exército, eu entendo a sua argumentação, não faço ideia de como seja fisicamente, mas apenas digo que o exército mudou bastante, hoje você não iria ser morto devido a sua aparência etc.
      Se quiser levar essa ideia (concurso) a sério, procure vídeos na internet do estratégia concurso, lá tem a ideia toda do que é concurso e quais fazer.
      Anon, não faça a besteira de se suicidar, pelo menos tente algo, aliás você citou algo sobre ir para os EUA, não seja tolo, qual seria a utilidade de um bonobo brasilis que não sabe falar inglês e não tem nenhuma especialidade? vá se foder anon. Sobre a reclamação da sua vida, eu entendo você porra, até meus 18 anos eu era um bosta total, a única coisa que fiz de útil foi jogar basquete e assistir séries em inglês, depois disso queria fazer nutrição kkkk passei na UFSM e acabei não indo pois meu pai disse que iria me deserdar (isso que ele nem mora comigo) ai consegui prouni 100% em direito, na minha cidade, gosto muito do Direito, estudo com prazer, uma pena que ele está sendo destruido neste país, mas enfim, antes dos meus 18, eu não sabia o que era vida, apenas tocava punheta via séries e mais nada, e achava que eu era feliz (ignorância é uma benção) já quando entrei na faculdade, conheci um sargento do exército e ele disse que me mataria se eu não estudasse, ai que comecei a entender a porra toda, surpreendi-me com os altos salários do funças públicos, se você colocar no google a folha salarial dos funfas do rs, portal transparência, por nome, verá que tem fdp que ganha 150 mil reais ao mês, pode ver, absurdo cara, mas enfim, os cara estão jogando a regra do jogo, ai que eu passei a ler blogs e tudo mais, pobreta, lixo etc, por isso que digo que sai da matrix com 18-19 anos, sem falar que quase terminei um curso de mecatronica pela senai - pronatec, ganhava 380 para FAZER O CURSO, meus colegas foram para Brasília apresentar um carro movido a energia solar (ninguém era einstein porra, tudo punheteiro, mas com estudo fornecido pelo senai), top cara, hoje ganho 1100 k ao mês para fazer um estágio bagaceiro no tj, fico sentado o dia inteiro olhando minhas colegas gostosas kkkk fazendo despacho, sentença etc, tudo com dinheiro do governo kkkk DOU UM PREJUIZO, mínimo, ao estado de 2400 ao mês, mas como o lixo falou, pelo menos o dinheiro está sendo gasto com um beta, um dia serei alfa, estou na idade certa, tenho tempo, vou estudar nessa porra do caralho, olha o que consegui até hoje, é pouco, eu sei, mas olha quantos favelados na minha idade não tem dinheiro nem para comprar o básico, enfim, anon, pense bem. Sem mencionar que já tenho miseros 15k guardados na poupança, pronto para ir para easynvest, tudo dinheiro ganho com estágio .

      RobertoRS

      Excluir
    7. obs1: ia me esquecendo de dizer que você pode montar um quarto gamer e ativar o modo zumbie, tem ótimos jogos no mercado e para ser lançado (mount and blade 2 / red dead etc etc, claro que iria precisar trabalhar para comprar e manter isso, esse assunto foi bastante debatido com o pobreta.

      obs2: não gosto de funfa público e odeio gente que sobrevive a partirestado, faço isso pois sei que não teria chance no privado, e estaria muito infeliz em saber que sustento salarios astronomicos de funfas.

      obs3: só para dar uma palinha do que você teria de estudar se fosse tentar ser um funfa público estadual:
      português: matéria mais importante, fácil, só ler e fazer exercício (qconcurso).
      direito constitucional: fácil de mais, felizmente, para você é só ler o texto da lei, decoreba pura. Aqui você vai entender o porquê este país nunca vai dar certo.
      direito administrativo: estuda a estrutura do nosso glorioso país, fácil demais.
      lei específica: irá estudar a estrutura do tribunal - estado - empresa pública, como é organizado etc etc, só ler e memorizar - decoreba pura.
      informática: word - excel etc
      rac. lógico: não é em todas provas - MAS é aqui que o bixo pega para analfabetos, mas para provas de ensino médio é fácil, fique tranquilo.
      Fala sério anon, fácil demais, hein?

      peço desculpas a minha gramática.

      RobertoRS

      Excluir
    8. Lixo, você disse certo, eu vivo o inferno na Terra.
      Cara, para não ficar com a cabeça 24 horas pensando no fracasso da minha vida e suportar tudo isso e me matar logo, eu escuto muita música, leio sobre qualquer tipo de assunto na internet pelo celular (política, economia, música, culinária - sei o básico, cozinhar arroz, macarrão, fritar ovo, preparar comida pronta) ou fazendo os deveres da escola.
      Tipo, vai aparecer com o tempo uns programas de estágio, mas eu não posso pois como já disse, minha mãe só pode sair para resolver algo quando eu estou em casa. E eu não tenho roupa para essas coisas.
      E com certeza precisa de uma reunião em conjunto - aluno e responsável - e não podemos deixar meu irmão só em casa. Minha mãe jamais deixaria eu trabalhar fazendo esses bicos. Enfim, essas dificuldades me matam. Você acha, sinceramente, que dá para passar para algum concurso, estudando sem apostila sem nada, só com um celular velho, acesso a internet a radio e fones de ouvido - sem local adequado, sem livros? Eu acho que não.
      Estudar na escola não dá pois o povo da escola é ignorante e incompreensível, tudo é chamar responsável, advertência, até usar os computadores no contraturno eles não deixam - só pesquisa e tem que ser agendada. A escola é um pouco longe e ir e voltar 4 vezes por dia é muito cansativo. A biblioteca da minha cidade é só de enfeite praticamente. Acha que dá para estudar para concurso desse jeito?
      Obs: Eu fico até um pouco alegre de vocês dois estarem me ajudando, mesmo que virtualmente. Eu só posso fazer esses desabafos por aqui mesmo. E alguns infelizes dizem que eu me vitimizo, que me faço de coitado, que minha vida é um mar de rosas...essas pessoas mereciam perder tudo que tem para ver se para de se acharem. Se puderem me respondam, ficar enviando e-mail é muito ruim para quem tem um celular velho como o meu.

      Excluir
    9. ligado anon, hoje não é possível utilizar o enem para se formar, mas a ideia de cagar para aula, continua valendo.
      Sobre o concurso, essa tua ideia de "não tenho livro - apostila" = não vou passar, é burrice pura, veja:
      O estratégia concurso, que é o site que mandei você acessar, tem cursos em formato PDF, você lê o curso no computador, quem faz os PDF? simplesmente, os melhores professores do Brasil, para você ter uma ideia da qualidade anon, eu estudo para magistratura com livros, é claro, e com o material deles (https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/pacote-completo-p-magistratura-estadual-curso-regular/) CLICA NA MATÉRIA E BAIXA A APOSTILA, material é top, com questões, exemplos, didática perfeita.
      Roberto, você pagou 3 mil reais no curso? claro que não porra! comprei com várias pessoas, o total saiu por menos de 400.
      Mas nós estamos falando de magistratura, cursos para carreira de ensino médio custam em média 40 - 50 reais (https://concurseirosunidos.org/).

      Anon, você vai olhar estes dois vídeos:
      https://www.youtube.com/watch?v=J8xXEx1F9Is - do mestre evandro , o cara é a lenda dos concursos (E TINHA UMA VIDA TÃO FODIDA QUANTO A SUA, mas hoje anda de bmw x5)
      https://www.youtube.com/watch?v=ETk0-a-R3GY - dos professores do estrategia

      depois disso, você vai ter uma ideia do que é concurso e como estudar, agora é só mandar bala, vá lá no concurseiros unidos e compre as apostilas em PDF, leia com o foxit reader, vá grifando, revisando bem na moral, PORRA! (caso não tenha $$, posso resolver isso)
      Já disse cara, com 18 anos, você vai estar 10x melhor que eu quando tinha 18.

      Você ainda citou que SÓ tem internet e fone ouvido, cara isso é o principal, com acesso ao youtube, um mundo de vídeo aula já abre para você, veja estas aqui, professores super didáticos, só os fera eu separei:

      https://www.youtube.com/watch?v=gNoGgpo5KH4 - penal com o monstro evandro, assiste e vá pesquisando as dúvidas/conceitos na internet.
      https://www.youtube.com/watch?v=aCuBev7KKPU&list=PLpxOetKoM4Q2lGabO06myt_1TeDHT-P8v - curso de português completo com o PESTANA, simplesmente o maior monstro da LP no Brasil, vá fundo anon.

      RobertoRS

      Excluir
    10. Não vou colocar muita coisa aqui, mas digo o seguinte: o caminho está dado, agora se a sua vida for uma merda a culpa é totalmente sua, eu e o Lixo traçamos o caminho para você sair dessa desgraça, reitero que se você tiver qualquer dúvida pode contar conosco, vou ler os comentários aqui sempre quando voltar da faculdade, à noite. Pode mandar dúvida de português, direito, concurso, se precisar perguntar o básico, faça!

      obs1: (TENTE estudar em um ambiente 100% silencioso, escutando Ólafur Arnalds, aliás, peço que comece a escutar música clássica, vai melhorar muito a sua paciência e intelectualidade, ex: Ólafur Arnalds, Max Richter, Nils Frahm, Yann Tiersen etc, a merda é o teu irmão enchendo o saco, mas quando der, vá para biblioteca estudar e leve o notebook com os pdf ou os coloque em um pendrive e leia no pc da biblioteca, caso a biblioteca não tenha pc, vá na porra da prefeitura da sua cidade e estude lá, é sério, conte a sua história e dá uma chorada que eles 100% que vão liberar)

      RobertoRS

      Excluir
    11. Anon, sua vida tá mesmo uma bosta, mas você consegue passar num concurso de nível médio que paga até bem. Faça algum estadual (tribunal de justiça, defensoria, promotoria, autarquias, etc). O que se exige desses concursos não é inteligência. Exigem devorar o edital e estudar o necessário para passar. Adie o início no mercado de trabalho e ja comece a estudar mirando nesses concursos agora. Estude português, matemática, raciocínio lógico deixe pra quando concluir o ensino médio, informática...
      Os salários são bons, o ambiente de trabalho não é tão agressivo quanto a iniciativa privada (A não ser que você queira disputar cargos comissionados).

      Anon concursado.

      PS: antes que me chamem de parasita, Eu ja trabalhei vários anos como escravo na iniciativa privada e até empresa eu já tentei.

      Excluir
  4. Fala lixo, que situação essa dos concursos, também estudo, estou no 6º semestre do curso de Direito, já "trabalho" com uma juíza e meu foco é a magistratura, contudo, com pesquisas como a do (https://www12.senado.leg.br/ifi/publicacoes-ifi) que mostram que mesmo com a reforma previdenciária, o Brasil quebra em 2022-2025, fica difícil acreditar nisso, mas vejamos, mesmo na situação em que estamos, o serviço público não pode parar (caso contrário é a falência do Estado), tanto é que no RS existiu concurso para SUSEPE, que é fácil e se aposenta com 20k, está tendo para DP-RS / TJ-RS e vai sair para MAGISTRATURA, estou com 20 anos e vou continuar estudando, após me formar tenho de cumprir os três anos de prática e vou encarar a magistratura, caso contrário vou para medicina, pois, para o vestibular, só iria de estudar as exatas. Firmeza lixo, agradeço se fizer algum comentário.

    obs: A respeito dos estudado, a principal coisa que me atrapalha é a masturbação, não sou feio, muito pelo contrário, visto-me bem, tenho boa aparência, contudo fico com medo de arranjar uma namoradinha e perder muito tempo com futilidades, acho que me sentiria igual a você "só queria ir embora ou socar a cara dela" mas admito que me sinto assim com 95% das pessoas, tendo em vista que não gosto de conversar sobre assuntos do cotidiano, mas sim a respeito de filosofia, direito, economia etc (95% não gostam de falar sobre isso). Recomendo, Lixo, que sempre revise, de nada adianta estudarmos 5 horas hoje, conjunções, teoria do crime, licitação, se nunca mais revisarmos, ou seja, mesmo que você fique desanimado, pelo menos separe alguns minutos para fazer a leitura dos grifos que você fez, caso contrário, irá perder o estudado, abraço.

    RobertoRS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso semelhante. Estou tentando buscar uma vida simples, ter os pés no chão e ter alternativas, mas não vou parar de estudar. Várias pessoas já se ferraram na vida com bobagens como calendário maia e outras profecias do apocalipse, gastando tudo e vivendo carpe diem. Temos que ter cautela, mas é preciso apostar em alguma coisa mesmo assim. Não dá pra ficar parado.

      Magistratura é nível hard, mas ainda que não consiga (espero que dê certo) você terá uma ótima base. Até mesmo um cargo de Analista Judiciário hoje com seus 8 a 12k depdendendo do tribunal, está de bom tamanho.

      E se não dá pra ter conversas interessantes hoje, vamos nos focar nas leituras, estudos e revisões haha

      Abraço.

      Excluir
  5. Boa Ser, continua não importando as dificuldades, tenta não se comparar muito com os outros em sua volta, essa comparação é que nos deixa cabisbaixos, se eu me comparo a um milionário, sinto-me ruim, se eu me comparo a um africano doente de ebola, sinto-me bem, nessas duas situações há comparação que deve ser evitada até mesmo quando é para se senti melhor. Eu sou corredor amador, corro em média 6km em 30 minutos semanalmente, tem pessoas que correm maiores distâncias e correm por mais tempo do que eu, mas foda-se, essa é a quantidade que me sinto bem, posso aumentar um pouco quando quiser mas prefiro assim, quando entro na academia de musculação, encontro homens mais altos, mais baixos, mais magros, mais gordos, com mais músculos e com menos músculos que eu, mas o negócio ali é trabalhar o corpo que tenho, após fortalecê-los, pronto, não importar se não ficaram maiores que os dos outros, é isso, temos que trabalhar com o que temos e multiplicar isso, você tá tendo resultados com o pouco que ganhar, já demonstra ter competência como investidor, agora pra ter bastante, só co o tempo para ter o efeito "bola de neve".

    Abraço do Norte e Boa Sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo comentário e muito bem observado. Comparações, com raras exceções, são o que acabam nos deixando pra baixo. Quem incentivou isso mais ainda foi o maldito Mark Cuckeberg.

      Abraço.

      Excluir
  6. Eu sou muito depressivo, mas evito falar isso no post que faço em meu blog, todo dia quando estou indo trabalhar ou voltando do trabalho e que eu paro no transito, olho pela janela e parece que vejo o mundo em camera lenta, mulheres é bem isso que você falou no final, depois que goza, segundos depois se eu pudesse mataria também, eu de agora em diante evito trazer mulher em casa pois na maioria das vezes elas vem com o papinho que querem dormir agarradinha

    ResponderExcluir
  7. Eu tbm acho q uma vida simples é a melhor solução...o foda é se contentar com ela enquanto vc vê alguém passando de BMW e pensa q podia ser vc,e imagina como as vagabas te dariam mole;como homens te invejariam etc.
    Difícil lutar contra a vaidade.

    ResponderExcluir
  8. Ser Lixo, essa alternativa de empreendedorismo como última opção sua parece muito viável para mim. Tipo, eu penso em até os 18 anos viver esse inferno, pois não há o que eu faça que mude algo em curto prazo.
    Aí aos 18 anos completos e ensino médio eu vou embora de casa e vou para a cidade grande - pode ser de carona ou outro jeito, pois não ia ter grana para passagem.
    Chegando lá eu começo ir atrás de bicos, sei lá, antigamente tanta gente ia para as cidades grandes só com a roupa do corpo e arranjava alguma ocupação - bicos, qualquer coisa mesmo. Aí para arranjar abrigo eu poderia recorrer a igrejas ou se chegasse a ganhar mais dinheiro por dia poderia dormir em um local com regime de pensionato.
    Com o tempo poderia juntar dinheiro e alugar qualquer casa que tivesse porta e teto, aí eu poderia arranjar algum material e aprender inglês, estudar para vestibular, concurso. Eu construiria minha vida do 0, pois acho que agora ela tá no nível -100.
    Concursos, RobertoRS (verei os vídeos essa semana ainda), precisa de taxa de inscrição, esses estaduais é sempre na capital e precisa de quê? De acomodação, concurso. Para estudar mesmo só dá pelo You Tube mesmo. E concurso estadual é cheio de pessoas com curso, pessoas que estudam praticamente 24/7 com apostilas atualizadas, local adequado, cursinho, etc. Muito difícil cara.

    Ser Lixo, o que você acha desse meu plano? É o único jeito que tem. Claro que eu tenho princípios próprios e nunca me meteria com coisas erradas.
    Eu não quero ser rico, só ter uma vida decente, viver tranquilo, sem me sentir sufocado.Vocês viram que minha vida é uma merda e que eu só quero ter uma vida normal., ter minhas coisas, nem que simples sejam mais pelo menos é uma vida só minha. Essa vida simples que você citou é ótima. Ter um teto, poder assistir e escutar o que quiser, cozinhar para mim mesmoe, poder sair, poder viajar nem que seja para a cidade vizinha, se eu ficasse mais arrumado e apresentável quando eu tiver uns 30 anos eu posso até me casar com um europeu e ir embora para outro país, claro que isso não é uma prioridade (viagem minha). O que vocês acham? (

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá se foder anon, você vai acabar parando na cracolândia com esse pensamento imbecil, já foi dito que é para você estudar para concurso, tem dois anos de batalha ainda ou você acha mesmo que vão dar emprego para você de lambuja e que os "bicos" vão ser fáceis de conseguir? além disso, como vai conseguir ter uma vida simples trabalhando no privado? com cobrança constante e um local de trabalho, na maior parte das vezes, opressor aos betas! váse foder! comece agora estudar para cargos de nível médio que você vai ter essa "vida simples". Se casar com um europeu? tu tá de sacanagem mesmo, vc nem tem grana para se manter hoje e já está pensando em ir para europa? não seja burro cara, pelo amor de deus, consiga manter o seu mínimo existencial primeiro antes de pensar num futuro muito distante.
      Sobre a taxa de inscrição dos concurso, por você ser pobre, não iria pagar, simples!

      "E concurso estadual é cheio de pessoas com curso, pessoas que estudam praticamente 24/7 com apostilas atualizadas, local adequado, cursinho, etc. Muito difícil cara. "

      Isso é desculpa porra, ninguém estuda 24 horas ao dia, não se iluda, um cara que quer ser promotor da república ou diplomata, estuda no máx 8 - 10 horas ao dia, no seu caso, 2 - 3 horas estaria ótimo, o que leva a aprovação é a qualidade do estudo, aliada a revisão e exercício.

      Excluir
    2. Como é que dá para estudar só pelo celular então, em casa sem silêncoi? É o único jeito viável.
      E como eu vou arranjar dinheiro para viajar e me acomodar em outra cidade para fazer o concurso?

      Excluir
    3. Quem quer faz, quem não quer dá desculpa.

      O anon e o Lixo já te deram o caminho das pedras, basta você ir atrás. Você só está se dando essas desculpas porquê sua vida não é assim tão merda quanto você diz.

      Excluir
    4. Muito arriscado velho. O anon tem razão quanto a cracolândia. As chances de virar um crackudo aidético são imensas. Se em casa não dá pra estudar e não consegue sair por causa do seu irmão e mãe, tente estudar um pouco nos raros momentos que estiver fora de casa. Vc falou que está bem no colégio, então tenta ver algumas coisas durante as aulas mesmo e durante o intervalo e no caminho ida/volta.

      Quanto ao material, continue pelo celular por enquanto e tente junto a bibliotecas públicas alguma doação ou informação sobre quem pode doar livros e apostilas usadas pra você. Peça ajuda para os professores e diretores da sua escola, fale como sua vida é uma desgraça completa e seja cara de pau. Você está na merda, é vergonhoso? É, mas suas opções não são muitas. Eu já tive alguns professores legais no colégio, que se eu não fosse um jovem lixo sem nada na cabeça poderia ter conseguido coisas de graça e apoio.

      Mas não se desespere com os estudos. Vá com calma, comece devagar e não se esqueça da alternativa dos bicos e "empreendedor lixo". Mas esquece isso de sair fora da cidade. Por mais que sua família seja uma merda, acho que você tem pelo menos arroz e feijão e um teto de graça, e não acredito que vc vá ser expulso de casa imediatamente ao completar 18.

      Vamos lá anon! Estamos contigo. Não vá virar um mendigo crackeiro que eu vou chamar o Leão do Proerd pra descer a porrada em você, ok?!

      Grande abraço!

      Excluir
    5. Desculpa?
      Pobre Sofredor, se você vivesse a minha vida tenho certeza que já estava completamente desesperado. Não é desculpa não, é verdade meu caro, não ia gastar meu tempo criando história. Ou acha que se eu tivesse condições para fazer essas coisas eu estava perdendo comentando em blog? Minha vida não é tão ruim como eu estou falando? O que você achou duvidoso, hein? Pode perguntar, se preocupa não que eu não vou ficar ,"choramingando" pro resto da minha vida. Se não der jeito para mim tem a opção do suícidio.
      Você acredita que eu não posso simplesmente sair de casa por muito tempo senão meu irmão que tem um transtorno grave, que não me reconhece e que não irá me quer de forma alguma em casa? Vai gritar, correr, empurrar? Que posição dos móveis, comida, é tudo controlado por ele? Que se faltar energia ele tem crises? Que até os canais de televisão ele controla? Que quando ele tem crises muito graves ele sai correndo pela casa empurra e puxa todo mundo? Que se eu passar muito tempo com um livro na mão, ele manda jogar no lixo? Que os parentes não visitam mais nossa casa por que ele não suporta, tem crises e expulsa todo mundo? Que não há tratamento para ele na minha cidade? Que tem que dormir depois da novela? Ele só aceita eu e minha mãe em casa. Que ele já é adulto e não há muito a fazer? Que nossa vida é um inferno comparado a todos os outros problemas? Ainda tem minha mãe que também sofre por isso, mas não facilita para termos uma boa relação? Fala muita coisa dura para mim e sempre está com a razão.

      Excluir
    6. Lixo, uma vez quando teve reunião de pais e alunos quase levei uma suspensão pois a diretora não acreditava que não podíamos deixar ele sozinho. Ela insistia que era só "deixar com a vizinha".
      Foi só minha mãe. E ainda fiquei com imagem manchada. Escola não dá para esperar muito. Tem uns professores que tem certo incomodo por eu saber de muita coisa.
      Quando eu vou estudar normal, para a prova, escola, eu estudo nesse regime que você disse (vejo o conteúdo na escola e olho rapidamente depois). Mas um concurso de nível estadual só estudando pelo celular parece muito impossível. E esse transporte não é frescura não, as despesas consomem o dinheiro (beneficio de um salário minimo do governo) quase tudo com água e comida. Então onde vou arranjar dinheiro para passagem, hospedagem?
      Eu queria tentar mais parece muito impossível, ainda mais parecendo que eu sou a pessoa mais limitada e cheia de coisas intransponíveis do mundo.
      E o empreendimento lixo é uma ideia legal que você me deu. Mas aí já viu que na minha cidade não dá certo. Tem minha mãe, meu irmão, a falta dágua, enfim, fico pensando em porquê não dar um fim logo em tudo isso.

      PS: Cara, eu sempre odiei tudo relacionado a violência, drogas e álcool. Eu prefiro morrer a virar bandido. E jamais eu viraria um drogado. Essa história de experimentar não existe, é a maior roubada.

      Excluir
    7. Ninguém vai me responder :(

      Excluir
    8. Foda cara. Eu não sei mesmo como te ajudar, até porque falar é fácil e diferente do mundo que sempre taxa tudo como vitimismo, prefiro acreditar que todos têm sim suas dificuldades e que cada caso é particular e uma merda diferente.

      Peço que continue acompanhando o blog e relatando sua vida pra desabafar. Eu e os leitores vão sempre tentar te dar alguma dica, mesmo que lixo e em modo hater. Mas não há muito o que fazer. Só não desista ainda, ok!?

      Obs.: esqueci de dizer que você também pode conseguir materiais de graça na net. Sei que vc tem o problema de usar só pelo celular e etc., mas ainda é melhor que comprar. Talvez consiga alguma hora em lan house ou na casa de alguma alma caridosa. No Facebook procure o grupo Concurseiros 2.0 onde vários concurseiros imundos postam materiais free que custariam centenas de reais nos sites dos cursinhos.

      Excluir
  9. Fala ser lixo. A vida eh uma merda,aqui eh o anom dos três tiros seu fiel e assíduo leitor do blog. Hoje me senti triste e depre pra caralho. Tanto q sentei no banco dá praça aqui e comecei a tomar um latão. Se quando fui na casa da minha vó eu soube q minha tia quase foi estuprada. Olha q merda de mundo esse?

    Bom,queria entrar em contato contigo pra tirar umas dúvidas pertinentes. To chegando a 2000 de patrimônio no banco com muito suor,eu venho pensando em my life e sobre dinheiro. N posso viver somente de vendas de Viagra por enquanto. Minha renda tá uma bosta enfim,já falei pra tu q meu intuito eh passar em uma federal em engenharia elétrica mas tá difícil. Muitos cálculos de química por enquanto é a coisa tá feia,mas sigo estudando pró Enem sim com rigor. Se eu vinha pensando se eu fracassar nessa prova no que fazer. As ideias de empreender por enquanto seguem firmes mas falta capital e etc. Ideias bacanas eu tenho pra por pra frente.

    Seguinte,caso eu fracasse no Enem to pensando em investir em um curso na área técnica de eletricista industrial o que me diz? Odeio empregos pra ser a puta do salão igual esses de vendedor ou aquelas já tão bem conhecidos empregos que pedem q o cara de um show e enfim. Mesma merda de sempre,sou um cara rústico mesmo igual você q odeia a humanidade,as vezes vejo no cathoo ótimos salários e etc e uma coisa que me anima seria trabalhar embarcado em plataforma de petróleo eu soube que se ganha mais por lá

    Então queria tua opinião se tu sabe a respeito dessa área,acho q nas áreas técnicas foi o que eu me assemelhei bem melhor e juntaria com essa minha renda de vendas. Pegaria e sairia do meu estado em busca de salários melhores sem problemas

    No mais eh muita vontade de empreender tenho ideias aqui pra trabalhar com vários produtos. Peguei experiência em vendas online e já sei o caminho pra seguir em frente. De fato eh um aprendizado q tenho tido muito bom,em busca dos lucros como sempre,vida tá uma desgraça sem sentido.

    Pior q eu tava assim nessa praça as vi um cara chegando num carrao entrando Na mansão dele pqp kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí meu amigo. Caralho hein?! Parece que os bandidos rondam sua família, bicho. Este BR está uma desgraça mesmo, só bandido "trabalhando".

      Pergunta difícil essa. Eu não conheço a área, mas alguns comentários que já vi quando participava de grupos e fóruns não são muito animadores. Acho que se você estiver disposto a mudar de cidade e correr sempre atrás do emprego, deve achar sempre uma vaguinha sim. Mas não creio que seja algo bom pra fazer carreira ou ganhar uma boa grana não.

      Mesmo se fracassar no ENEM, talvez seja melhor tentar mais um ano antes de desistir. E continue trabalhando seu lado empreendedor que como já disse aqui, parece que tem tudo pra dar certo neste ramo.

      Excluir