terça-feira, 17 de abril de 2018

Área policial e militar é uma boa opção para um fracassado?

E aí seus lixos! Venho matutando sobre o assunto do título e pensando em fazer este post desde que recebi alguns comentários sobre isso aqui no blog, e um lixo veio me perguntar sobre concurso para Polícia Civil e PRF. Vou focar mais na questão policial, pois a área militar tem muitas especialidades e a grosso modo não é tão operacional assim, ao meu ver.

O texto está gigante (e ainda assim incompleto), mas a intenção é ser uma boa fonte para os merdas que googlarem sobre como ser menos lixo, e uma forma de refletir se é uma opção válida de carreira.




O cenário

O Brasil chegou a um ponto crítico na segurança pública. Basta acessar um site de notícias ou ligar a TV para ficar com vontade de chorar ou voltar para o útero. Isso e o déficit de servidores na área, tem feito o governo se mexer um pouco e os concursos no ramo estão pipocando.

Também existe uma forte tendência de investimento em segurança nos próximos anos com todo o debate e holofote em cima dos crimes, desarmamento, imigrantes, etc. Independente de quem ganhar a eleição, especialistas já dizem que o próximo governo terá que investir forte em segurança pública pois os cidadãos/eleitores não aguentam mais e a segurança pessoal e da família está praticamente em 1º lugar. Está aí o motivo de tanto apoio ao Bolsonaro. Ainda que ele não consiga fazer nada do que promete, ou sequer explicar suas ideias como falam, mas o povo tem se identificado com ele e com o discurso da segurança. Se ele ganhar, dizem, veremos grandes avanços na área.

Tudo isso indica a possibilidade de vagas e mais vagas, aumento das remunerações, valorização da carreira e tudo que o setor merece. Surge então oportunidades e dúvidas: devo ir para essa área apenas pelos salários e pela oportunidade "mais fácil"? Devo ter vocação ou algum dom para isso? Ser um lixo inapto e magricela ou um gordo balofa pode me impedir de exercer bem um cargo na área? Será que pra ser poliça preciso ser um homem alfa com voz grossa e músculos do Thor?


Quando você não sabe o que fazer da vida e/ou é um lixo em tudo

Dentre as mais diversas frases sobre nosso país, uma que é muito válida aqui é "O Brasil é uma máquina de moer gente". Ela é dita pela personagem do Selton Mello na série "O Mecanismo", do Padilha. Está cada vez mais difícil sobreviver neste país, e o mercado de trabalho está insano. Não bastasse toda a dificuldade em escolher "o que ser da vida", a concorrência é brutal. Eu odeio idiotas que falam "hã hoje todo mundo pode ter faculdade. Hoje ficou mais fácil estudar. Hoje todo mundo pode concorrer em pé de igualdade". Primeiro que isso não é 100% verdade, segundo que a verdade nisso nos trás um mar de gente com qualificações péssimas, e outras com qualificações tão tops que os recrutadores pedem até MBA de Virar Hambúrguer na Chapa.

Eu não vou falar aqui qual era exatamente o meu sonho de carreira, mas tudo que eu pensei ser ou que gostava era sem noção, não dava dinheiro ou era meio utópico como fazer parte da bancada do Pânico. Eu não gosto de fazer praticamente nada em termos profissionais e não sou bom, não tenho aptidão, para nada. Surpreendentemente eu não estou sozinho, e é para gente assim que escrevo. Também para gente que não quer ser estuprada na iniciativa privada, passar por milhares de entrevistas e recrutamentos retardados sem a mínima chance de ser chamado, ganhar salário de merda com promoção só depois de 10 anos... Gente que não tem criatividade, dinheiro ou tino para os negócios, ou simplesmente é cagão de mais ou não quer se foder tendo uma lojinha de merda só para ser chamado de empreendedor fodão, honesto pagador de impostos.

Eu falo aqui de gente que quer sobreviver. Antes de ser de direita ou de esquerda. Libertário ou qualquer outra merda. Gente que por mais que queira se jogar da ponte agora, sabe que não pode ou não deve. São jovens, ou como eu: já dando adeus a casa dos 20 e todos. Inaptos para quase tudo e não sabem que rumo tomar para ter uma graninha. Para esses só existe uma forma mais democrática de conseguir uma remuneração legal, um trabalho bom ou pelo menos razoável: CONCURSOS.


Requisitos para ser Funcionário Público (que nem sempre constam no edital)

Muitos dizem que é por esses meus argumentos e pela falta de vocação que o serviço público está assim. Eu discordo, pelo menos em parte. O serviço público seria muito bom, mesmo sem os gênios multi-talentosos, desde que todos fossem honestos, não fossem FDP's que tratam os outros como lixo só porque podem, e não fossem ambiciosos a ponto de querer ficar rico com emprego no Estado.

Eu odeio meu emprego, mesmo sendo público, mas nada tem haver com vocação ou essas merdas que falam. Odeio porque fui burro de me acomodar, porque minha função é realmente uma merda que nenhum FDP neste mundo gostaria de fazer e porque o PT acabou com o país, sucateando e roubando tudo pela frente. Além disso, eu não tenho um emprego especializado. É tipo: quem é que sonha ou se sente satisfeito em ser caixa de supermercado? Não vamos ser hipócritas, todo mundo sabe que é emprego de subsistência, que 99,9% das pessoas mudariam de emprego na hora se pudessem.

Bom, o ponto aqui é: você não precisa ser extremamente vocacionado, precisa ter os requisitos que falei. Uma coisa que eu adquiri é vontade de mudança. Mesmo odiando meu emprego e não tendo autonomia nenhuma eu consegui bater de frente várias vezes com chefes para mudar coisas internas e fazer melhorias. Também peguei um certo gosto em fazer a coisa certa. Eu como bom homem beta bonzinho tenho um senso de justiça muito maior, e no serviço público isso é bom (para o serviço em si, mas você pode ficar frustrado ou ser perseguido, então é bem foda também).


Vocação específica para área de segurança

Toda essa ladainha é para que não venha nenhum espertão com comentário idiota e para que você possa ter uma noção, e possa chegar a uma resposta para a pergunta do post. A área militar e policial é bem peculiar e por isso a maioria sempre diz que é necessário ter vocação para isso. Mas como saber se você tem vocação para algo, e para essa área em específico? Se já é difícil escolher um curso de faculdade, imagine então decidir por uma carreira tão atípica. Você não consegue achar nem mesmo testes vocacionais fodidos na internet para te ajudar um pouco. Psicólogas com seus testes psicomerdas vão te cobrar pra te ouvir e não falar praticamente nada de especial.

Alguns podem ter parentes, amigos ou conhecidos na área, isso ajuda um pouco. Tem bastante vídeo, blogs e depoimentos também, e uma dica é você buscar no Google os piores comentários sobre, tipo "desabafo Policial Civil - RS", "por que pedi exoneração", "larguei a PF". Isso é muito válido para que você não crie ou romantize essa área com filmes gringos ou até mesmo com nacionais como "Tropa de Elite", a própria série do Padilha e o filme da PF, que apesar de terem coisas baseadas na realidade, tem doses pra lá de fictícias.

Algumas características básicas para quem quer seguir essa área é não gostar de rotina (meio relativo, pois pode pegar só rotina também), não gostar de trabalhar em escritório fechado (mas também pode pegar trabalho fora do operacional e das ruas), ter vontade de fazer o certo e cumprir com a justiça.

Ao navegar pelo Instamerda, ou dar uma olhada em algumas reportagens da TV parece que existe um padrão na área policial e militar. Homens barbinhas, com caras de mau, altos, shape legal, um aumento do número de mulheres na profissão (muitas com cara de modelete), mas também vai ver muita gente normal. Sem nenhuma dessas características. Só que o que fica é a imagem de que pra ser policial/militar tem que ser um jovem rambo.

Com certeza tem que ter uma saúde boa e uma capacidade física idem, mas será que é preciso ser o The Rock? Ora, se você não é um obeso de 5 @, ainda que seja um sedentário hoje, pode muito bem começar a se preparar para essa área e para passar no famoso TAF (teste de aptidão física). O ideal é manter uma boa forma nesse tipo de emprego, mas sabemos que não é bem assim e muitos dos que juram que são OS vocacionados, parecem mais o Sargento Sancho Pança hoje em dia.

Também vejo muita gente dizer que é necessário muita coragem. Mas quem disse que coragem é 100% ausência de medo? Que policial não tem medo, receio ou qualquer tipo de sensação inerente a profissão que exerce, hoje em dia? Eu acredito mais no fator treinamento. Estar sempre preparado para o que vier e bem treinado. O psicológico também conta, mas não quer dizer que alguém mais quieto, tímido ou que não faça o estilo Agente Destemido, não possa vir a ser um bom profissional.

Será que para ser policial/militar precisa saber atirar, ser piloto, bombado, coragem de mil espartanos, mestre em artes marciais... Tudo isso antes mesmo de fazer a prova? Sei lá, acho que não.


Eu Lixo na Polícia =/


Panorama resumido de algumas carreiras e seus requisitos

Militar: a área militar tem vários tipo de editais para proteger a merda do nosso Ar, Terra e Mar. É uma área que emprega uma pá de gente que você vê só quando estão na TV em alguma missão no Haiti ou limpando alguma merda no Rio de Janeiro. Brincadeira, tem todo tipo de serviço, mas de fato não é quem vai patrulhar a merda da sua cidade lixo em Duque de Caxias, São Gonçalo e toda essa merda. Em geral, o cara estuda bastante e faz muitos trabalhos internos. Especializa-se em alguma área e fica preparado para algum louco como Kim Jong-un. Também pode servir nas missões de apoio a países, em fronteiras ou quando o Pezão implorar para o Temer.

Os principais editais são para a EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) e EsSA (Escola de Sargentos das Armas). Mas também tem para Fuzileiros ou Oficiais da Marinha. Existem também editais específicos para carreiras de Engenharia, Saúde e outras. E também editais para prestar serviço temporário. 

Tem a vantagem de ser uma carreira da União, ou seja, do Governo Federal + estados, então mesmo não sendo os melhores salários, dificilmente vai ter atrasos em pagamento e na teoria deveria ter mais recursos. A aposentadoria ainda é vantajosa. Pode aprender muito sobre armas e toda essa merda que muita gente gosta no campo bélico. A desvantagem é a disciplina rigorosa, períodos de confinamento e tudo muito uniformizado. A remuneração também demora a ficar boa e está longe de ser das melhores em comparação com outras carreiras. A população costuma respeitar e admirar bastante, pelo menos no desfile do 7 de Setembro. Outros acham que só servem para capinar mato ou perguntam o que fazem já que não estamos em guerra.




Remuneração: varia de R$3 mil a R$6 mil, podendo ultrapassar no caso de Superior e titulações. Mais informações sobre a remuneração visite www.transparencia.gov.br.
Idade: geralmente 17 a 26 anos.
Altura: geralmente 1,60 a 1,65 m como mínimo para homem e 1,55 m para mulher.
Matérias: básicas de Ensino Médio ou alguma variação com Português, Matemática, Inglês, Física, Geografia, História e mais alguma específica.
Provas: objetiva com questões de múltipla escolha, pode pedir redação e titulações, que é diplomas de cursos e etc, no caso dos editais de Nível Superior.
Teste físico: geralmente corrida, barra fixa ou flexão e mais algum (pode vir a pedir natação dependendo do edital).
Exame médico: costuma medir até as glândulas anais.
Escolaridade: de fundamental imundo até Mestrado e Doutorado babaca.


Bombeiros: aqui todo mundo conhece. Quando crianças muitos falam que querem ser, mas depois vão deixando de lado. Mais do que apagar fogo ou salvar playboys bêbados se afogando no verão, eles ralam bastante em rodovias e onde mais tenha acidentes de trânsito. Cada estado vai ter sua corporação. Geralmente existem dois tipos de editais: para Soldados com remuneração menor e para Oficiais. Nível médio e Superior em qualquer área, respectivamente, na maioria das vezes.

Também tem aposentadoria vantajosa, por enquanto, pode ter porte de arma (apesar de a corporação nem sempre dar ou liberar em sua Lei Orgânica, mas pode tirar por fora). É muito bem vista pela população e pelas periguetes Marias Mangueiras. A disciplina e treinamento também são rígidos e segue hierarquia e toda essa merda por ser justamente Corpo Militar. Treinamento pesado, principalmente em natação, tendo até casos de afogamento e merdas durante o curso. Particularmente acho a farda de alguns estados uma coisa horrorosa (falou a bicha estilista). Depende muito do Governador e dos Deputados Estaduais babacas, então pode sofrer com atrasos de pagamento e com as merdas que os mesmos fazem mais do que o Governo Federal.


Garis, digo, Bombeiros do Maranhão.


Remuneração: varia de R$4 mil a R$6 mil, podendo chegar a R$10 mil ou mais no caso de Oficiais. Acesse o site da transparência do estado, geralmente é transparencia.sigla do estado.gov.br, mas jogue no google para saber mais. Para PM e PC a mesma coisa.
Idade: geralmente 18 a 30 anos.
Altura: geralmente 1,60 a 1,65 m como mínimo para homem e 1,55 m para mulher.
Matérias: básicas de Ensino Médio ou alguma variação com Português, Matemática, Inglês, Física, Geografia, História e mais alguma específica.
Provas: objetiva com questões de múltipla escolha ou certo e errado e redação. Títulos no caso de Oficial.
Teste físico: geralmente corrida, barra fixa ou flexão, natação e mais algum.
Exame médico: de um tudo também, até psicológico. Oftalmológico costuma pedir visão quase perfeita.
Escolaridade: médio para Soldados e Superior para Oficiais (alguns estados podem pedir Superior para soldado).


Polícia Militar: o nome já diz. Também é uma força militarizada. Aqui você conhece bem. Pode ser uma merda e morrer facilmente, ou pode não fazer quase nada em uma cidadezinha do interior. Ainda tem vantagens para aposentadoria, alguns estados aumentaram a remuneração um pouco, mas outros pagam uma mixaria. É uma força chamada ostensiva, então o rabo do foguete é com eles mesmos. O curso de formação costuma ser meio termo, podendo ser mais puxado que militares ou quase igual. Tem uma relação de amor e ódio com a população, talvez mais ódio que amor. Também tem a questão de se foder com a gestão merda do estado, por exemplo RJ, ou pode ser bom como no DF (aqui um adendo: no DF, PM, Bombeiros e PC tem remunerações maiores e são mais valorizados).

Também tem concurso para Soldado e Oficial, mas o último costuma pedir bacharel em Direitolixo. Tem um plano de carreira, mas não é fácil chegar a postos mais altos e costuma gerar certar rixas dentro da corporação, tornando o clima organizacional o programa "Casos de Família".




Remuneração: varia de R$2 mil a R$6 mil, podendo chegar a R$10 mil ou mais no caso de Oficiais.
Idade: geralmente 18 a 30 anos.
Altura: geralmente 1,60 a 1,65 m como mínimo para homem e 1,55 m para mulher.
Matérias: Português, Matemática, Geografia, História, Direito Constitucional e Administrativo e mais alguma específica como Direito Penal e alguma merda de lei ou Constituição do próprio estado.
Provas: objetiva com questões de múltipla escolha ou certo e errado e redação. Títulos no caso de Oficial e até mesmo prova oral. Também tem investigação social.
Teste físico: geralmente corrida, barra fixa ou flexão e mais algum.
Exame médico: de um tudo também e psicológico. Oftalmológico costuma pedir visão quase perfeita.
Escolaridade: médio para Soldados e Superior em Direito para Oficiais. Algum estado pode exigir CNH B.


Polícia Civil: é a chamada Polícia Judiciária. Responsável por investigar crimes e montar o inquérito policial com provas e todas as merdas necessárias para o Ministério Público pedir a prisão dos bandidos imundos. Também pode ralar muito ou pouco, dependendo da lotação (delegacia ou cidade que trabalhar). Eu acho mais bacana do que PM. Não usa uniforme, só uma blusa bacana ou tosca dependendo do estado, não tem a disciplina rigorosa militar, tem mais liberdade para andar armado, tem uma gama de serviços e investigações diferentes para fazer e a aposentadoria também ainda é interessante.

Lida com muito bandido diretamente, seja na delegacia ou nas investigações, então pode ficar visado tanto ou mais que a PM. Tem uma divisão interna que pode gerar mais barracos que o teste de DNA do ratinho. Você pode entrar como Investigador/Agente, Perito e/ou Papiloscopista, Escrivão ou Delegado. Se eu não me engano, hoje todos estados cobram Superior em qualquer área para o ingresso, sendo bacharel de direito para delegado e bacharel em áreas específicas para Perito e Papilos. Todos são policiais e também acredito que todos os estados ou a maioria já reconheça isso, ou seja, apesar das divisões internas, o Escrivão (que faz um trabalho mais cartorário, registando boletins, guardando evidências, montando os inquéritos e auxiliando os delegados na delegacia) pode ser chamado a atuar na linha de frente e tem arma, distintivo, mesmo treinamento, etc.

O Escrivão basicamente faz o que disse acima, mas dependendo da delegacia, se faltar Investigador ou precisar, ele pode atuar mais operacional e menos administrativo. Existe uma certa rixa entre Investigadores e Escrivães, um dizendo que o outro trabalha menos, mas na prática o Escrivão é o faz tudo da delegacia, costuma levar muito esporro de delegado, tem que guardar evidências de crimes e merdas que a PM traz, como até calcinha de mulher estuprada e é responsável por muita coisa na unidade. Então, por tudo que já li e conversei com quem era, me parece uma carga de trabalho maior e até um pouco mais chata. Também costuma ter o efetivo menor. O Investigador é o poliça, operacional puro que mete o pé na porta e grita "poliça caraio! Mão na cabeça vagabundo". Tá, tem mais que isso, mas acho que não gera dúvidas aqui, ok?! O Perito faz a Perícia (a vá!). Pode ter Perito em Contabilidade, Telecomunicações, em Medicina (Médico Legista, no caso), em Química... Tudo que a nossa poliça precise para dar uma de C.S.I do caralho. O Delegado é aquele que aparece no jornal de terno vagabundo e nunca sai da delegacia. Na verdade vai depender do cara, ele pode ser mais operacional ou não. Ele quem geralmente comanda as investigações (apesar de algumas serem comandadas por Investigadores Chefes com orientações ou apenas participações finais dos Delegados), monta a peça processual, o inquérito que vai lá pra merda do MP pedir o Juiz para prender o vagabundo.

Que merda hein! Aqui é coisa para caralho para falar. A briga toda na carreira é porque praticamente (ou só, sei lá) só no BR temos a figura do delegado, famoso delta (linguagem militar babaca). Nas outras puliças do world, os caras entram tipo lá nos EUA, como oficiais de rua, passam para investigadores, sargento, capitão e a merda toda. Podendo qualquer um (hahaha) de acordo com sua capacidade e trabalho, chegar em qualquer posto. Também existe a rixa com peritos que costumam ganhar mais que Investigadores e Escrivães. Então fica naquela: Investigadores e Escrivães querem ganhar igual Perito, Perito quer ganhar igual Delegado e Delegado quer ganhar igual Promotor. Daí a exigência do bacharel em direito para delega, pois eles são responsáveis pelo inquérito e precisam manjar mais de lei junto aos promotores, mas acabam que querem ser ou ganhar igual esses, sendo que especialistas e a cambada toda que está abaixo dos delegados dizem que é desnecessário a figura do delegado. Hoje existe até PEC (Projeto de Emenda Constitucional) para acabar com a figura do Delegado. No caso dos Peritos e Investigadores/Escrivães, existe a tentativa de equiparar salários com a justificativa de todos são policiais com superior e sem hierarquia entre eles, mas não sei se algum estado conseguiu isso.

Ah, a população é ou indiferente ou odeia. Costumam achar que todos são corruptos, talvez pelas apreensões que eles fazem nos camelôs, notícias sobre desvios de drogas e outras coisas que apreendem. No imaginário popular PC tem mais moral que PM também.




Remuneração: varia de R$2 mil a R$6 mil (Investigador/Escrivão), R$8 a R$10 mil (Perito), R$12 a R$19 mil (Delegado).
Idade: geralmente não cobra.
Altura: geralmente não cobra.
Matérias: Português,Geografia, História, Direito Constitucional e Administrativo e mais alguma específica como Direito Penal, Processual Penal, Medicina Legal, leis específicas de cada estado, de Trânsito, etc. Para Delegado, praticamente todo o ramo do Direito. Para Perito as matérias afins a especialidade.
Provas: objetiva com questões de múltipla escolha ou certo e errado e redação. Títulos no caso de Delegado e Perito, oral para Delegados e até prova prática para Peritos e/ou Delegados. Mais investigação social.
Teste físico: geralmente corrida, barra fixa ou flexão e mais algum.
Exame médico: de um tudo também e psicológico brabo. Oftalmológico varia de estado para estado. Alguns admitem visão com correção (óculos, lente de contato), outros barram se não enxergar um mínimo sem correção.
Escolaridade: Superior para todos praticamente. Bacharel em Direito para Delegado, sendo que a maioria dos estados exigem prática jurídica (sendo 3 anos de atividade jurídica, como advogar basicamente ou de prática policial). Quase todos pedem CNH B para todas as carreiras.


Polícia Federal: também é uma Polícia Judiciária, mas é uma espécie de FBI brazuca. Responsável por investigar crimes maiores e crimes federais. Tem os mesmos cargos da PC, mas aqui é Federal, é outro nível. Ganhou muita notoriedade e respeito com a Lava Jato. A população em geral ama a PF. Ainda assim seus funcionários não parecem tão satisfeitos. São vários casos de insatisfação e até de suicídio entre os agentes, rixas e clima péssimo com esses e os delegados e os mesmos casos da PC. Talvez seja pica andar com a famosa camisa preta com letras amarelas e distintivo top, e a remuneração é a melhor das polícias, mas internamente o trabalho não é bem igual na TV e pode frustrar.

O curso de formação é um dos mais difíceis e as provas idem. Tem praticamente todos os benefícios que já citei acima e mais. A PF atua em todos os estados e existe a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do Brasil praticamente, sendo a lotação inicial algum lugar do Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, mas principalmente fronteiras. Pode pedir transferência depois, geralmente após 3 anos. Também existe muito serviço interno, administrativo e tem muitos ramos e atividades para se trabalhar, até mesmo em conjunto com outros órgãos em casos de apreensão e corrupção, como com a Receita Federal, por exemplo.




Remuneração:
Clique para ampliar


Idade: não cobra.
Altura: não cobra.
Matérias: Português, Informática, Atualidades, Raciocínio Lógico, Administração, Contabilidade, Economia, Direitos Penal, Processual Penal, Administrativo e Constitucional, mais Legislação Especial. Para Delegado quase tudo de Direito e para Perito as matérias da especialidade e mais algumas. 
Provas: objetiva certo e errado e redação. Títulos no caso de Delegado e Perito, oral para Delegados e até prova prática para Peritos e/ou Delegados. Investigação minuciosa para todos.
Teste físico: corrida, barra fixa, natação e teste de impulsão (pular parado até tal ponto).
Exame médico: de um tudo também e psicológico tenso. Admite correção oftalmológica que garanta visão boa.
Escolaridade: Superior. Bacharel em Direito para Delegado e prática jurídica (sendo 3 anos de atividade jurídica, como advogar basicamente ou de prática policial). Também pede CNH B.


Polícia Rodoviária Federal: mais do que só multar, fiscalizar carros e cercar os bandidos imundos que tentam invadir os estados depois que fogem do RJ, eles também atendem milhares de cagadas e acidentes nas Rodovias e participam de operações de apreensão de drogas, contrabando e grandes operações quando solicitados. Trabalham bastante em conjunto com a PF, Receita Federal e até com a PM e PC.

Apesar de ser uma polícia ostensiva, não é uma força militar. E é a única com carreira única, ou seja, não tem delegado, escrivão, nem nada disso (exceto que existe concurso para Auxiliar Administrativo, assim como PF, PF e PC) e todos entram pela "mesma porta", podendo fazer carreira e ser chefe por mérito (geralmente na PF e PC só delegados pegam funções gratificadas de chefia). Há casos de Delegados de outras carreiras irem para PRF devido o clima de trabalho melhor. O salário é um pouco inferior que a PF e essa é uma das grandes brigas da corporação, mas não há sinal do Governo para uma possível equiparação tão cedo.

Tem armas e carros bacanas e o símbolo, cores, a estética PRF é muito bonita. Tem que usar farda, mas a parte de cima é a famosa camisa azul com PRF em amarelo e agora tem um uniforme novo de frio com uma calça bege um pouco diferente que foram fabricados e desenhados especialmente para ela direto dos EUA. Material de 1ª linha que protege do frio, calor, etc.

O Curso é um dos mais difíceis, mas um dos melhores em preparar policiais, com uma academia ainda nova e enorme em Floripa. Dizem que o curso de direção é muito foda e também difícil, podendo ter reprovações e o cara dançar se não souber fazer drifts malucos e aquelas merdas estilo "Velozes e Furiosos", ou quase. Segundo estatísticas é mais fácil morrer ou sofrer um acidente no trânsito e nas rodovias do que levar um tiro. Tem um déficit grande, então sobra trabalho nas estradas a fora.

A população pode não amar igual a PF, mas respeita bastante. A parte da fama ruim vem dos vermes que cobram propinas e porque ninguém gosta de ser multado, mesmo quando está errado. Mas no geral é bastante respeitada. Lotações iniciais em fronteiras e fim de mundo igual na PF e também pode ter serviços puramente administrativos com a vantagem de poder conseguir funções de chefia até mesmo em Brasília.




Remuneração


Idade: não cobra.
Altura: não cobra.
Matérias: Português, Informática, Matemática, Ética, Direitos Penal, Processual Penal, Administrativo, Humanos e Constitucional, Física, mais Legislação Especial.
Provas: objetiva certo e errado e redação. Títulos como classificatório e a famosa investigação social completa.
Teste físico: corrida, barra fixa, e teste de impulsão (pular parado até tal ponto).
Exame médico: de um tudo também e psicológico tenso também. Admite correção oftalmológica que garanta visão boa.
Escolaridade: Superior. Pede CNH B.


Agente Penitenciário

Quase todas polícias civis se livraram do cargo de carcereiro ou pararam de escoltar presos e etc. Então hoje ganhou força a figura do Agente Penitenciário. Em muitos presídios eles são terceirizados, mas a tendência é todos serem concursados e a cada dia aumentar o número para dar conta de fiscalizar e controlar as cadeias do BR. Com a previsão de construção de novos presídios o cenário fica mais favorável ainda para quem quer trabalhar nessa área.

Cada estado tem os seus, e existem os presídios federais, onde geralmente estão os bandidos pesados. Esses são de responsabilidade do DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional) que tem muito mais recurso por ser da União e, claro, paga as melhores remunerações.

Ser Agepen tem benefícios de plantões onde muitos só dormem ou ficam de boa sem fazer porra nenhuma e tem desvantagens como lidar com a escória da sociedade de perto o dia inteiro, fazer revistas, ter que conduzir até o fórum, levar para hospitais, para sacar dinheiro, no INSS e essa merda toda. Também deve ser um ambiente bem triste, fedorento (não é preconceito FDP, você já visitou uma cadeia?), insalubre, e sei lá, tem que ter um perfil talvez até diferenciado. Rebeliões, parentes e advogados chatos, tudo isso tem que ser ponderado. Também usa farda ou ao menos a parte de baixo com uma camiseta da corporação.




Remuneração: R$3 mil a R$6 mil
Idade: alguns cobram até 30.
Altura: pode cobrar 1,60 m masculino e 1,55 m feminino.
Matérias: Português, Informática, Raciocínio Lógico, Ética, Direitos Penal, Processual Penal, Administrativo, Humanos e Constitucional, Física, Legislação Especial e mais alguma.
Provas: objetiva de múltipla escolha ou certo e errado e redação. Títulos como classificatório podem ser pedidos e tem investigação social também.
Teste físico: corrida, barra fixa ou flexão, e mais algum como abdominais ou impulsão.
Exame médico: de um tudo também e psicológico.
Escolaridade: Médio e Superior. Pode exigir CNH B.


Polícia Legislativa

Eu não sei se todos os estados tem, mas existe na Câmara Legislativa do DF e a foderosa Polícia Legislativa do Senado Federal e da Câmara. Por que foderosa? Bom, a população não costuma saber que eles existem, quando sabem não gostam muito, mas o Policial Legislativo pouco precisa se importar com isso com seu puta contracheque na faixa de R$17 mil iniciais (Na CLDF cerca de R$10 mil e pouco). Escalas de 24x72 ou 12x36, arma, e com certeza um trabalho muito tranquilo já que a atribuição é garantir a segurança ostensiva e investigativa da merda do Congresso.

Pode ter outras vantagens como hora extra e adicional noturno, tudo isso para você defender nossos amados deputados e senadores kkkk e que venha protestar por 20 centavos que levarão bala de borracha na testa, foda-se!




Remuneração: Em média mais de R$15 mil a R$17 mil de inciais, passando dos R$22 mil no final da carreira. Mais em Transparência Senado e Transparência Câmara .
Idade: não cobra.
Altura: não cobra.
Matérias: Português, Informática, Raciocínio Lógico, Ética, Direitos Penal, Processual Penal, Administrativo e Constitucional, Inglês, Legislação Especial e mais alguma como Regimento Interno.
Provas: objetiva de múltipla escolha ou certo e errado e redação. Títulos como classificatório podem ser pedidos e tem investigação social também.
Teste físico: corrida, barra fixa ou flexão, e mais algum como abdominais ou impulsão.
Exame médico: de um tudo também e psicológico.
Escolaridade: Médio e Superior. Pode exigir CNH B.


Conclusão

É uma atividade de risco ou que exige disciplina e é muito regrada, mas talvez não precise ser exatamente tão vocacionado para área, até por que existem as áreas internas. Todas praticamente possuem Funções Gratificadas que podem dar trabalhos diferentes do padrão e até aumentar a remuneração. Além dos grupos especiais como Bope, GOE, COT, GATE, e mais uma caralhada de forças especiais e etc., mas que sei lá se um frangote como nós daríamos conta.

Sobre o risco, se você é um lixo meio niilista, estoico ou conformado que o mundo é uma droga, talvez nem precise ficar com tanto medo assim de morrer e tals. Não estou falando para tentar forçar passar no psicológico se você é um kamikazi retardado ou algo do tipo, mas apesar de ter muito mais risco que qualquer outra profissão, vivemos no BR onde qualquer um pode morrer. Além do mais, todos deveriam ter uma visão mais realista e mais de boa em relação a essas possibilidades. Se você é solteiro, não tem filhos e é mais desapegado é ainda melhor, é claro.

Ao mesmo tempo que pode morar longe da família ou trabalhar quando está todo mundo curtindo, devido aos plantões, pode se dar bem e gostar do regime de trabalho. Na PRF, por exemplo, a maioria trabalha na escala 24 x 72 horas. Ou seja, um dia e folga três. Como o trabalho é 40 horas semanais, as horas que passam ficam no banco de horas para pedir folga ou sair mais cedo dos plantões.

Acho bacana a ideia de ser importante de alguma forma para sociedade. Ainda que muitos tenham a visão de "hur durr lacaios do estado" e etc. Esta é a sociedade que vivemos com leis assim e pronto. Eu sou muito mais a favor da Polícia e dos Militares do que de bandidos. Temos questões polêmicas sobre drogas, por exemplo, multas, infrações que deveriam ou não deveriam ser crimes e etc. Tudo isso pode ser foda de lidar, e até mesmo prender bandido e fazer seu trabalho pode ser frustrante ao perceber que está apenas enxugando gelo, cumprindo ordens babacas e/ou fazendo o que não acha ser moral ou correto. Mas também tem a oportunidade de contribuir para uma sociedade mais justa, livre dessa merda de politicamente correto, das agendas esquerdistas e globalistas protetoras de bandidos e etc. Muitos me falam que fazer concurso, ainda mais de Polícia ou Militar, é se juntar ao inimigo, aos porcos e as coisas mais absurdas. E quem você acha que é melhor para assumir um cargo público? Feminazis? Esquerdistas em geral? Corruptos safados? Antes nós, direitistas, pró armas, pró justiça sem vaselina cumprindo as diligências necessárias em uma DP, do que esses que citei aliviando para bandido.





Não dá pra deixar a sensação de poder subir a cabeça também. Ainda que você seja um recruta, soldado de 3ª classe imundo ou coisa do tipo, alguns tendem a se sentir importantes de mais com uma .40 na cintura ou com as responsabilidades e moral que a profissão pode dar. Mas, claro, deve ser bom ser respeitado. Um distintivo é bonito, a camisa da PF é top, as viaturas podem ser massas e acho que muitos de nós já pensamos na infância em ser Policial ou Militar, principalmente os homens, com as brincadeiras, filmes e os bonecos de ação. Clichê ou não, são os heróis da vida real (por mais que tenha uma porção de FDP's na área). Mas a responsabilidade do cargo é GIGANTE. Você terá porte de arma em todas as carreiras citadas, podendo ter orientações de conduta e de porte e posse específicas de acordo com a orientação do Comandante Geral, Chefe da Instituição, Lei Orgânica ou Estatuto. Exemplo: em algumas corporações a arma do Estado tem que ficar no Batalhão ou na Delegacia após o término do plantão e etc. Enfim, lidar com arma não é brincadeira, é responsabilidade, até porque você será uma figura a serviço de proteger e servir mesmo o povo. Não irá ser o Cowboy armado à toa, só para se proteger.

Todo o texto parece ter frisado mais os prós do que os contras, eu sei. É que a intenção aqui é mostrar que um fracassado não pode escolher muita coisa, então tem que olhar para o que tem de pró e pensar que é uma oportunidade no mínimo interessante. Eu sempre recomendei os concursos em geral para quem é pobre, sem talento e fodido no geral, só que a área da segurança pode ser mais fácil devido as inúmeras vagas. Que concurso vai chamar de 200 a 1000 pessoas ou mais de uma tacada só? Se eu não me engano só no último da PRF foram mais de 2000 formandos em um edital que previa inicialmente 1000 vagas. Com desistências, reprovações e etc., me parece que até o 2700º colocado teve chance de entrar. Se o cara for determinado em estudar para a área em si, como área Policial em geral e se dispor a fazer provas em todos os estados serão milhares de vagas para concorrer com as matérias quase iguais. Chance de conseguir um emprego que não te manda embora à toa, remuneração razoável a boa e de forma "mais fácil" igual essa é difícil. Por falar em fácil, a PC-SP veio pedindo este ano prova oral mesmo para cargo de Investigador, e com um salário de R$3 mil ou pouco mais sei lá. A prova parece que ficou bem mais difícil e ridícula. Não sei se vão retificar ou mudar algo, só sei que a concorrência está feroz, então podem nem fazer diferença.

Grandes mudanças podem acontecer também no futuro, próximo ou não. O cargo de Delegado pode deixar de existir, a PM pode ser unificada com a PC, salários podem mudar para melhor ou pior, Pode ocorrer a famosa desmilitarização das polícias e etc. Tudo isso já são brigas internas e políticas reais, muitas existentes em Projetos de Lei e de Emenda Constitucional. Até mesmo a aposentadoria diferenciada pode acabar. Apesar que de certa forma não faz muita diferença para quem está mais velho, pois em alguns casos só diminui o tempo que iria trabalhar em outra área em 5 anos, sendo que pode morrer antes disso. Mas está aí, a parte principal da conclusão ok?!


Eu trabalho nessa área ou irei trabalhar?

Não e não sei. Como todo garoto, com certeza já pensei nisso na infância. Na adolescência e inicio da vida adulta nem tanto. Quando fiquei desesperado para sair do meu emprego até pensei em fazer PM por ser, de certa forma, um dos concursos mais fáceis hoje em dia. Depois fui desistindo e descobri também que não posso fazer porque tenho problema de vistas.

Se eu pudesse escolher, de todas as carreiras na segurança pública, militar eu não tenho vontade nenhuma e as outras nessa ordem seriam: PF, PRF, PC e PM. Delgado seria bacana, mas sem chance de eu fazer outra faculdade, principalmente a chatice imunda do Direito, prática jurídica e tudo mais, gastando 8 anos ou mais da minha vida só porque a OAB FDP fez algum pacto maçon babaca para ganhar cargos privativos para ela. PC em quase todos estados eu não posso porque minha visão não condiz com as exigências dos editais, igual PM. PF eu não posso porque não sei nadar. Posso aprender, e até já vi casos de gente que aprendeu em poucos meses a nadar do zero depois que viu que ia passar na prova escrita, mas eu primeiro aprenderia a nadar e depois tentaria fazer a prova objetiva. PRF hoje seria a única que me aceitaria, ainda assim tem um problema: não, eu não tenho CNH B kkkkkkkk. Eu sou um desastre para dirigir e reprovei inúmeras vezes até desistir e ainda que eu tirasse e entrasse na PRF, sei lá se passaria no curso de formação e sua temível direção defensiva que mais parece feita para a merda do Brian e do Toretto.

Eu também sou bem medroso e ansioso, mas talvez com o treinamento isso passasse. Hoje sou bem estressado, apesar que todos ao meu redor são muito mais, principalmente no trabalho e já vi casos de atividade policial que eu nunca agiria de tal forma e talvez contornasse a situação melhor. Uma coisa eu sei que faria bem em ingressar na carreira: meu senso de justiça, responsabilidade, honestidade, comprometimento... Nós homens bonzinhos não somos feitos para o crime ou para as coisas erradas, então podemos acrescentar muito nessa área. Prender vagabundo e poder meter o pipoco em alfas marginais que pegam várias marmitas de nóia deve ser muito bom kkkkkkk. E prender um político pela PF, então? Já se imaginou prendendo um petista ou um comunistinha caviar de merda por corrupção? Caralho, show!

Bom, seus merdas, a questão é: o que você está fazendo da vida? O que vai fazer? Eu prego antes de tudo o sobrevivencialismo legal. A parte moral, ética e etc. vai variar muito de pessoa para pessoa, e da consciência de cada um. Muitos odeiam os funças, odeiam o Estado e o serviço público em geral. Outros não querem ser odiados. Tem aqueles que consideram os militares e policiais importantes e os que odeiam, mas de forma geral, acho que todos concordam que na sociedade atual eles são de alguma forma necessários, ainda que o modelo atual não seja bom. Mas o que você vai fazer? Vai ficar pagando de libertário na internet ou vai virar mendigo ou trabalhar em algo merda ou mais merda? Eu ainda não decidi se é isso que quero para mim ou para minha vida, e ainda que eu decida, também não quer dizer que tenha que ser pra sempre.

Aqui está a ideia e o esboço para tirar suas dúvidas, agora você responde para si mesmo: área policial e militar é uma boa opção para mim?
------------------------------------------------------

Onde acompanho notícias e editais de concursos:

PCI
Aprova Concursos
Blog do Estratégia
Blog do Alfacon
Blog do Grancursos

Editado em 20/04/2018: Contribuições de Concursado Investidor em Polícia Legislativa e anon 20 de abril de 2018 03:18, com a correção do cargo de Papilo.

Abraço do Lixo

Comente com Facebook ou pelo Blogger:

28 comentários:

  1. Nem li o texto todo, mas vou te falar
    Eu era um lixo, pais pobres, não sou bonito, sem habilidade alguma.
    Estudei e passei pra um concurso pra Oficial de Carreira de uma das policias militares. Depois de anos meu fudendo durante um curso de formação, hoje sou tenente, ganho muito bem aqui no Centro-Oeste. E através do meu salário eu tou cursando medicina. Pra mim, eu venci por conta da Polícia, kkkkkkkk. Se eu tivesse feito qualquer outra coisa estaria na merda, sem dinheiro pra nada. E ainda tiro meu estresse prendendo criminosos, não ligo muito pra minha vida, trabalho como se eu tivesse num videogame.

    Hoje tenho a mulher que quero, carro que quero e dinheiro na hora que eu preciso. As polícias são os melhores lugares pros fracassados vencerem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci um PRF que fazia medicina também. Ele entrou novo, então vai aposentar cedo e ainda vai ter o consultório dele, tudo graças a PRF.

      Excluir
    2. Olá ser lixo, blog muito legau, gostaria de uma parceria com você a tempo. Unidos somos mais

      https://destruidor26.blogspot.com

      Excluir
  2. Ser Lixo, primeiramente parabéns ao tópico. Acredito que deva ter dado um certo trabalho.

    Acredita que no ano passado, em SP, teve o concurso para Capitão da PM com salário de 6 mil exigindo apenas Ensino Médio?
    SP é/era um dos poucos/único estados que não estava exigindo bacharel... No entanto, é provável que no próximo já esteja. Se der sorte, há aquele 20% de chance... Mas a partir de 2019 com certeza todos os estados estarão exigindo.

    Bom, todas as profissões tem seus altos e baixos, e não seria diferente com o âmbito policial e militar. A frase "ossos do ofício" não tira (quase) nenhum serviço para a exceção. Portanto, embora haja questões que defendam a inviabilidade, mostrarei os pontos positivos de acordo com a minha opinião:

    Para um BETA que possui apenas o Ensino Médio completo, que está ciente de que caso tente adentrar à iniciativa privada, irá receber no máximo uns 1.200 reais mensais (ainda jogando alto, existe lugares que pagam um salário mínimo cravado) tendo toda aquela jornada estressante que muitos já estão carecas de sentir, pode ser viável prestar um concurso público para ter uma estabilidade temporária enquanto mira em outros objetivos superiores.

    Para você, beta que me lê agora. Se você está dentro de casa estagnado, não possui qualificações sofisticadas, se ganha míseras migalhas em seu sub-emprego, se está perdido, confuso e/ou sem saber o que fará nos próximos anos, como não saber qual faculdade estará cursando no ano que vem, e precisa de money, então...

    ...A única forma de tendo apenas o EM, passar a ganhar de um ano para o outro mais de 3 mil reais, seria fazendo um concurso para a polícia militar, caso esteja interessado:


    Concurso PMESP.

    Salário: R$ 3.049,41

    Vagas: 2.700 vagas

    Requisitos básicos: Ensino Médio completo; CNH B (se não tem, dá tempo de tirar); Altura mínima de 1,55 para mulheres e de 1,60 para homens.

    Prova: 3 de junho.

    Acompanhem tudo pelo site da VUNESP.

    ________________________________________________


    Assim você terá uma fonte de renda. E poderá pensar com mais tranquilidade em: Em qual faculdade se formar, qual outro concurso prestar, o que fazer da vida e outras questões do gênero.


    Obs: Se alguém perder o deste ano, tem o próximo, geralmente a uma distância temporal de 1 ano. Geralmente no concurso da PM, as pessoas se prejudicam mais nas fases posteriores à prova teórica, já que a mesma possui uma dificuldade não tão intensa.

    Portanto se há algum beta sedentário ou com inaptidões e deficiências físicas, acaba sendo uma pena.

    Agora tendo bacharel em Direito, não há porque se limitar apenas às áreas policiais. O negócio é atirar para todos os lados. Eu comentei sobre a PM pois é um dos poucos concurso que pagam bem exigindo apenas o Ensino Médio.

    No mais, é isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Obrigado pelo comentário anon.

      Excluir
  3. Acho que e uma boa sim.

    ResponderExcluir
  4. Post lixoso assim como o autor

    ResponderExcluir
  5. ótimo post !!! inclusive vários concursos abertos no momento, faltou falar de agente de telecomunicações rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu. Eu resolvi deixar essa área mais administrativa um pouco de fora, mas valeu pelo toque.

      Excluir
  6. Boa !
    após eu finalizar minha faculdade farei esse concurso pra PF.
    Quero ser policial. Mas moro no RIO, não dá pra ser PM aqui né...

    ResponderExcluir
  7. Post bem completo e muito engraçado, como sempre kkk

    Só faltou um cargo TOP ultra foda: Policial Legislativo Federal

    Salário inicial na Câmara: 15.754,04. Final: 23.424,52

    Salário inicial no Senado: 18.591,18. Final: 22.259,21

    Ambos só exigem nível médio (por enquanto).

    Vantagens: Federal, do Legislativo, salário top (melhor que a maioria dos Deltas, inclusive da PF. Trabalho manso. Escala. Hora extra (entre na transparência e verá que muitos ganham uns 5k líquidos só de hora extra todo mês) e adicional noturno. Porte de armas igual da PF (única polícia além da PF que pode embarcar em aeronave armado).

    Desvantagem: trocar tapa com índios e sindicalistas que não saem do congresso nacional com os infindáveis protestos (o grosso é feito pela PMDF, mas sempre sobra pros PLF tbm). Conviver com a escória da humanidade chimpa, inclusive os defendendo (Deputados e Senadores). Não tem moral nenhuma, praticamente ninguém vai saber o que vc faz (pode ser uma vantagem tbm).

    Único cargo policial que me chama atenção, tô de olho aí. Quando abrirem os concursos vou fazer com certeza. O último do Senado foi em 2012. Da Câmara foi em 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei esquecendo mesmo, valeu por lembrar! Já atualizei.

      Excluir
  8. ae lixo blz
    Bom, se puder modificar o post, papiloscopista NÃO precisa ser formado em medicina, é pra superior qualquer área, assim como escrivão e investigador.Fora que é BEM MENOS concorrido que agente e escrivão, dê uma olhada na concorrência pra papiloscopista.Não tem nada a ver com medicina, é um trabalho só de coletar digitais e dps identificar no computador de quem é aquelas digitais, é tranquilo como escrivão.

    Tem uma outra area grande de concursos pra quem gosta de matemática/finanças/contabilidade: a área fiscal. Tem municipais,estaduais e a receita federal, com ótimos salários. Geralmente é menos concorrido q cargos administrativos, ainda mais em municipios.É uma saída pra betas, fazer algum ISS municipal fiscal.

    nadar? rpz aprenda a nadar haha n é dificil, arrume uma piscina aí e bata os braços,q vc sai nadando. N deixe a PF passar por causa disso. E a PRF parece ser mais tranquila, só nas estradas e tal, do q diretamente com o crime como na PF.Assim como escrivão, se quiser algo mais tranquilo com menos risco de morte.
    É isso, estude e tente, boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz eu viajei legal mesmo kkk acho que estava com medicina legal na cabeça e acabei confundindo com médico legista, sei lá. Valeu por corrigir, atualizei lá.

      Excluir
  9. Falça ser lixo!! ótimo post,to estudando FORTE pros concursos dos bombeiros da minha cidade,salário inicial de 3500 PQP!! confesso que virou um sonho,tenho estudado muito,,parei de proscrastinar em muitas coisas e to tentando entender essas merdas todas,muita coisa de português,matemática CARALHO!! Tem hora que piro,quero também um trabalho diferente desses de ficar dia inteiro no PC não aguento mais,quero sair mais a rua,ter sensações diferentes!!

    vida de concurseiro n eh facil e ainda tem o fato de faltar dinheiro pra ter melhores materiais,OUTRA MERDA!! estudo com video aulas,pego uns materiais aqui na net,vou me virando e melhorando,não sou um MEGA TALENTO GÊNIO DOS ESTUDOS,mas te garanto que sou bom,consigo aprender,comecei a aprender sobre PNL sobre memória curta e longo prazo,vou evoluindo bastante! enquanto a sociedade chimpa me zoa por eu ser um bostão que fica dia inteiro estudando eu vou galgando!! passo madrugadas interias estudando bastante

    Pois bem,passaria fácil na parte física,sou beta "semi-alfa" ja te falei q tomei 3 tiros e n morri,faço umas 500 flexões + 400 abdmomiais,barra jogo umas 60 1 dia sim e 1 dia não!! Tenho muita testosterona vsf,acordo com pau duro todo dia,so penso em sexo,penetrar xotas e etc!!

    isso me leva a querer melhorar de vida,o poder do hábito e etc,vamo que vamo meu parceiro!! não desanimar e focar nos estudos,são nossas únicas saídas pra sair da vida de merda!!

    o poder do hábito é tudo,ja to chegando a 18 cms no tamanho do pênis,isso me leva a ficar a frente de MILHÕES DE BETAS,ja te falei sobre faloculturismo não foi? aumento peniano? comecei a 5 anos atrás e hoje sou perito,ganhei quase 4 cms o que prova que tenho disciplina,todo dia quando não estudo da uma puta de uma raiva na mente!! fico incomodado demais

    ASS:ANOM DOS 3 TIROS TORÇA POR MIM! o mesmo que passou em curso lixoso no enem ano passado

    ResponderExcluir
  10. Cara existe aquele ditado ,se conselho fosse bom não era de graça.... Tem muitos anos que sou PM e depois de arriscar a sua vida dia e noite e correr atras do perigo e colocar a sua família em risco e privação , você percebe o quão estúpido , burro e limitados nos seres humanos somos . A vida humana não tem preço, e muito valiosa e se for pra escolher uma profissao em que vc irá arriscar a sua vida , de coz pandeiros... não faça essa escolha simplesmente pelo salário que está honrosa profissão humildemente provém o sustento de seus guerreiros . Se vc quiser entrar saiba que este não é um caminho do qual vc pode simplesmente se arrepender e voltar e este caminho o transformará mais drasticamente que qualquer outro que fosse seguir em sua vida . Lembre-se um dos requisitos fundamentais de qualquer carreira policial além da honestidade e coragem e a responsabilidade , e valorar a escolha de uma profissao tão arriscada apenas pelo critério do salário e uma grande irresponsabilidade para começar. O certo e que nunca sera facil e sempre tera que dar o seu melhor , não é para fracos ! Repito , nao e para fracos! E sim nao tem dinheiro no mundo que pague o sentimento do dever cumprido. Alguém aí já assistiu o filme Seven?

    ResponderExcluir
  11. Ola lixo!! Sou um anonimo que acompanho teu blog e acho top!! To me fudendo muito na vida,n tenho emprego,n tenho amigos e to ferradao! N sei o que faco pois n tenho grana pra nada

    Tem hora q penso em suicidio,n sei oq ei fazer pra sair da vida bosta!! No momento so.estudo pra concursos,mas vou te falar no dia q sumir desse mundo.vou achar eh muito bom!! Tem hora q penso assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anon. Peço licença ao Ser Lixo para indicar a você um post no meu blog sobre a sua condição atual:

      http://investidorconcursado.blogspot.com.br/2018/04/nao-e-uma-vida-ruim-apenas-um-momento.html

      Abraço e bons estudos.

      Excluir
  12. ótimo post, to estudando FORTE para os concursos

    ResponderExcluir
  13. Olá, serlixo.

    Por favor atualize meu blog em seu blogroll:

    https://opobre-diabo.blogspot.com.br

    Obrigado.

    Abraços diabísticos.

    ResponderExcluir
  14. Olá lixo!! comenta ai o cargo de agente de telecomunicações da polícia civil? o que me diz?

    ResponderExcluir
  15. Fala amigo, curti seu blog e gostaria de fazermos uma parceria aí, quero add no blogroll blogs que ajudem mesmo e curti o seu, dá uma olhada lá no meu, blog voltado só para homens e para o desenvolvimento do macho alfa.

    stallonesedutor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Lixo, cabe um marketing do meu blog / chat?

    sulistapobre.com

    ResponderExcluir
  17. Adorei o Blog, inclusive esta foi uma ótima leitura, obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Eae lixo o que acha de profissao gari? Eu vejo direto uns aqui na minha cidade,eles trabalham pesado frente do.caminhao fedendo

    Mas eu confesso que entraria nessa,fico com vontade de perguntar a eles como que entra nesse "trem"

    Lembrei de um gari advogado aqui da blogosfera que pega no batente,foda demais confesso que na minha atual situacao tenho inveja da garizada!!

    ResponderExcluir
  19. Nunca havia pensado nisso, mas penso que toda atividade tem seu valor, até os cargos políticos, rs...
    Cada um sabe seu potencial e limitações, cabe escolher a atividade que lhe serve melhor, eu mesmo quero algo que está muito além das minhas possibilidades e longe de qualquer concurso público... enfim.
    Sucesso e sorte aí pros concurseiros!

    ResponderExcluir